TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO GRUPO 5º SEMESTRE PEDAGOGIA

Trabalho Universitário: TRABALHO GRUPO 5º SEMESTRE PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  11.305 Palavras (46 Páginas)  •  2.014 Visualizações

Página 1 de 46

1INTRODUÇÃO

Nesse trabalho começamos apresentando o desenvolvimento da problemática vivenciada na Escola Municipal Jovina Carvalho Ribeiro sendo o tema observado em conversas com a coordenação; a tão temível indisciplina escolar.

Nos dias atuais os conflitos escolares se apresentam de forma variada com caracteristicas diferentes de décadas anteriores. Os alunos tem acesso ás informações por vários canais e veículos de comunicação.

A educação familiar também mudou hoje a maioria dos pais trabalha, nem sempre tem tempo para acompanhar a vida escolar dos filhos, estes ficam aos cuidados de terceiros ou sozinhos em casa, tem como companhia a TV, computador assim expostos às condições desfavoráveis a formação não tendo a orientação para tantas informações.

Desse modo percebemos a importância que temos como educadores no papel social junto a essas crianças têm como objetivo levantar questionamentos, buscando encontrar caminhos possíveis que possam nos fornecer respostas seguras e esclarecedoras sobre a origem da indisciplina e os problemas causados por ela, já a partir da Educação Infantil.

O trabalho foi organizado em conjunto com todos os membros do grupo, através de pesquisa e observação das escolas onde foram realizados os estágios, foi escolhida a escola por analise que o grupo fez.

A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Ensinofundamental Jovina Carvalho Ribeiro, situada na Rua Marechal Deodoro da Fonsecanº 2832 centro, fone (69) 35812725 CNPJ: 01022696000110 CEP: 79869-00 na cidade de MACHADINHO D´OESTE RONDONIA,que hoje atende 670alunos de 1ºano ao 9ºano,conta com33 professores, 01 orientadora, 03 pedagogos coordenadores e 02 diretores.

A mesma tem a missão de proporcionar o desempenho intelectual e ético do educando, desenvolver atividades que prima à formação do cidadão capaz no desempenho de sua cidadania e sua inclusão social.

2 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

No ambiente escolar notamos a presença da violência em suas múltiplas aparições. Isso trás uma discursão a respeito dessa temática; avaliamos o papel do docente, dafamíliae da escola diante dessa demanda tão urgenteda atualidade.

Observamos freqüentemente situações de violência nas escolas e isso nos leva a um questionamento; Quais são as principais causas da indisciplina? - De quem é a responsabilidade da indisciplina? –Quem mais sofre com esta situação? – Que medidas adotar para prevenir esta problemática.

A escola é um espelho da sociedade, vemos problemas sociais que já acontecem dentro do contexto escolar de maneira diversa, e em ampla escala às vezes sutilmente e às vezes declaradamente, mas está lá para que todos possam notar.

A indisciplina no contexto escolar é um dos temas que movimenta gestores, professores técnicos, pais e alunos de diferentes escolas.

Contudoapesar deste tema ser motivo de preocupação, no meio educacional é de modo geral é superficialmente debatido.

Contudo a indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar

Na escola vivenciamos uma grande dificuldade dos discentes em se utilizar do diálogo, do respeito mútuo e do acordo entre as partes envolvidas em incidentes relacionados à intolerância, que gera a violência.

Sempre com encaminhamentos a orientação para conversas ou advertências cabíveis

A escola em questão JOVINA CARVALHO RIBEIRO possuiquatro pedagogos sendo três coordenadores pedagógicos e um orientador.

Sendo as tarefas cotidianas de orientação, coordenação intervenção nos problemas disciplinares e acompanhamento do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O inicio da conversa seriam com os professores de 1º ano ao4º ano para levarmosao conhecimento dos mesmos as orientações do projeto que será realizado, buscando parceria com os docentes.

As series inicias teriam prioridade para receber o projeto de intervenção, por observamos um alto índice de agressão física entre os alunos, sem uma explicação para tais atitudes; ações como chutes, murros, empurrões acontecem com frequência nos horários de recreio.

As expectativas são muito otimistasdiante das necessidades de mudança no ambiente escolar, pois estão demonstrando muita boa vontade na mobilização e interesse.

Os objetivos deste projeto é promover reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola e a construção de um ambiente colaborativo entre professores e alunos.

Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolva a afetividade, tolerância e socialização.

São indicadasd esta forma algumas estratégias para prevenir comportamentos indisciplinados. Refletir sobre as suas atitudes e função enquanto educador.•.

Aulas planejadas são Boa forma de prevenção, o professor que planeja a aula terá suporte e se sentira seguro é essa segurança e transmitida aos alunos.

Dominar a matéria ou assunto a ser leccionado paramesmo que a aula tome rumos inesperados o professor tenha o controle da situação.

Atribuir aos alunos mais responsabilidades incentivando desta forma uma participação mais ativa na sala de aula.

1 REFERENCIAL TEÓRICO

A indisciplina é percebida de maneira diferente pelos alunos e professores; um ato indisciplinar para um professor, pode não ser para outro professor. Entre os alunos a percepção sobre indisciplina também é conflitante.

Podendo nesse sentido refletirmos, a indisciplina é um eixo desmantelador da calmaria social e psicológica dos indivíduos inseridos no meio escolar, sendo um empurrão para a instalação da violência se não for bem trabalhada.

Hoje a relação entre a família e a escola vem mudando gradualmente, tendo em vista que a educação dada em casa não é mais a educação que prepara para as boas maneiras e para um bom relacionamento social, já que a criança tem menos tempo junto com os pais por causa da vida moderna agitada e corrida. Assim as crianças não têm exemplos paternos a seguir no seu dia a dia.

Previsto expressamente no Estatuto da criança e adolescente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com