TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individuao

Exames: Trabalho Individuao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A empresa Eloart trabalha a 10 anos no setor de infraestrutura e contem 132 funcionários, trabalha com montagens de sofa e venda, está selecionando um gerente comercial afim de melhorar seu atendimento junto ao cliente, maximizando a venda e a satisfação em nosso atendimento.

Isso significa que a razão de toda e qualquer empresa, seja em que segmento ela atue, é propiciar ao seu cliente, um elemento chave chamada satisfação, partindo-se da premissa de que o ator social, consumidor de serviços e produtos, está a cada dia mais exigente, dado que o mesmo dispõe de variadas opções numa mesma estrutura social e cenários produtivos diversos, transpondo barreiras geográficas, sob várias formas.

Contratar com sucesso um bom gerente de vendas é um forte equilíbrio entre ciência e arte. Todos os bons candidatos a gestor de vendas costumam apresentar as mesmas três características fundamentais: alto nível de energia, tenacidade e competitividade. Assim, a dificuldade estará sempre em determinar qual será o diferencial que definirá esta escolha.

DESENVOLVIMENTO

Os Gerentes que contratam e orientam novos funcionários com eficácia, aumentam suas possibilidades de sucesso, pois essas duas atividades são úteis na maximização da produtividade, na moral dos funcionários e na minimização do turn-over do pessoal.

Na classificação de Chiavenato, o recrutamento pode ser interno, externo e misto. Interno, é quando se dá por meio de remanejamento de um funcionário de outro setor em caráter promocional, por opção ou ainda afinidade com a vaga em aberto, tendo o baixo custo como principal atrativo. Dessler (2003, p.76) ainda complementa: “embora recrutamento lembre agências de emprego e anúncios classificados, preencher vagas internas com pessoas já empregadas na empresa é frequentemente a melhor alternativa de recrutamento”. Por outro lado, o recrutamento interno apresenta também desvantagens, sendo que a principal delas é o ciclo vicioso que pode ocasionar dado remanejamento, uma vez que ao retirar o funcionário do posto anterior, a vaga por ele até então ocupada ficará em aberto, a menos que o cargo seja extinto (DESSLER, 2003).

Já o recrutamento externo, segundo Chiavenato (2000, p. 212), “funciona com candidatos vindos de fora. Havendo uma vaga, a organização procura preenche-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos”. O recrutamento externo apresenta algumas vantagens para a empresa, dentre elas a possibilidade de atrair profissionais com novos ideais e experiências, bem como enriquecer os recursos humanos da organização. Entretanto, o tempo para o recrutamento é mais demorado e o gasto com fontes é mais significativo que o processo interno, além do que, pode gerar certo mal estar entre os colaboradores, uma vez que não se sentem considerados como possíveis candidatos potenciais ao cargo em questão (CHIAVENATO, 1999).

O último tipo de recrutamento é o misto que compreende, de acordo com o mesmo autor, o ambiente interno e externo à organização. O recrutamento misto é o preferido pelas empresas, pois há uma flexibilidade de cenário que é benéfica à organização como um todo, além de propiciar às empresas a abordagem de fontes internas e externas de recursos humanos.

Chiavenato se reporta dizendo que o recrutamento e a seleção de pessoas não é uma atividade que deve ficar restrita à área de Gestão de Pessoas. Quanto maior for a participação do órgão requisitante do novo funcionário nos procedimentos, maiores serão as chances de sucesso e de integração deste com sua nova função. O que se pretende de um novo colaborador deve ser encontrado no delineamento das características requeridas para o cargo. Logo, os primeiros critérios são clareza e objetividade. Não deve haver espaços para filosofias, é preciso focar o que se pretende atingir em face de um conjunto de necessidades identificadas (CHIAVENATO, 1999).

Dessa forma a empresa Eloart necessita de um gerente comercial que preencha os seguintes requisitos:

Gerenciar a equipe de vendas, elaborar planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação. Implementar atividades e coordenar sua execução; assessorar a diretoria e setores da empresa. Avalia resultados alcançados. Tem como tarefas diárias gerar planilhas de desenvolvimento em vendas, para buscar alcançar as metas traçadas pela empresa. Competências Técnicas: Curso superior em Administração ou Processos Gerenciais. Competências Comportamentais: Perfil de liderança, paciência ao agir sobre pressão, saiba agir com pessoas, comunicativo.

Verificaremos os ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção. Por meio de anúncios nos painéis informativos ou na internet, convidando-os a candidatar-se dentro de um prazo de 30 dias. Os candidatos interessados deverão ser entrevistados e investigados em relação a sua motivação para a candidatura. Deverão também receber feedback acerca do seu grau de ajustamento ao cargo.

Usaremos o recrutamento interno por ser mais econômico e mais rápido, pela vantagem de já conhecer o histórico do pretendente a vaga, e aumentar a motivação dos colaboradores pelo incentivo de crescimento. Podemos efetuar promoções, Transferências ou transferências com promoção. Usaremos a estratégia sobre um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e do jornal da empresa.

A seleção segundo Chiavenato (2006, p. 185) “é uma atividade obstativa, de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva”. Lobos (1979, p.156) acrescentam a esse raciocínio os parâmetros conhecimento, habilidades e motivações, nos seguintes termos:

“Seleção é o processo de administração de recursos humanos por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades, etc.) e de suas motivações.”

Com um bom número de candidatos, o processo seletivo em si deve primar basicamente pelo que Chiavenato (1999) chama de “a Constância da natureza”, ou seja, consiste em reconhecer naturalmente que só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com