TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Gonorreia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Gonorreia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  3.715 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As Doenças Sexualmente Transmissíveis DST, também conhecidas como doenças venéreas, são infecções transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).

Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos, e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Uma das principais preocupações relacionadas às DST é o fato de facilitarem a transmissão sexual do HIV. Quando acometem gestantes, podem atingir o feto durante seu desenvolvimento, causando-lhe lesões. Podem, também, provocar uma interrupção espontânea da gravidez (aborto), determinar uma gravidez ectópica (fora do útero) ou, ainda, causar o nascimento de crianças com graves más-formações.

Durante o parto, pode ma tingir o recém-nascido, causando doenças nos olhos, pulmões, etc. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico.

Algumas DST,quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte. O tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade. O atendimento e o tratamento de DST são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. Dentre as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis, estaremos apresentando neste trabalho a Gonorréia.

RESUMO

A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente, as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina.

A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa.

O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.

O QUE É GONORRÉIA?

Doença infecciosa do trato urogenital, bacteriana transmitida quase que exclusivamente por contato sexual ou perinatal. Transmitida por um gonococo chamado Nisseria Gonorrhoeae, bactéria gram-negativa, que tem forma de diplococo com um micrometro (assemelhando-se com um rim) que se agrupa em pares. Esse gonococo possui pílios e com a ajuda da proteína Opa, permanece aderente a mucosa do trato urinário resistindo ao jato da micção. A transmissão se dá através do contato sexual com pessoa contaminada, no parto se a mãe estiver infectada, contaminação indireta, como artigos de higiene intima de amigas contaminadas e nos casos de zoofilia (mulher/cachorro). O período de incubação é curto, de 2 a 4 dias, excepcionalmente podendo alcançar 10 dias, em casos extremamente raros pode chegar a 30 dias.

SINTOMAS E MANIFESTAÇÕES

No homem: Normalmente ardência ao urinar, ou disúria acompanhada de febre baixa e aparecimento de um corrimento amarelo e purulento saindo da uretra. Por isso também conhecida por uretrite gonocócica.

Na mulher: 70% das mulheres não apresentam sintomas (perigoso, pois podem apresentar complicações sem tratamento), nas restantes é comum ocorrerem dores ou disúria ao urinar, acompanhada de incontinência urinária (urina solta) e corrimento vaginal. Uma complicação perigosa é conseqüência de disseminação para o trato genital superior, com dores abdominais e após algumas semanas de contaminação, a DIP – doença inflamatória pélvica.

Outras manifestações:

Gonorréia Anorretal: Mais de 40% das mulheres com gonorréia não complicada e uma proporção semelhante de homens homossexuais apresentam culturas retais positivas para a bactéria. As maiorias das pessoas com culturas retais positivas permanecem assintomática, mas algumas apresentam proctite aguda com dor, prurido, descarga purulenta e sangramento retal.

Faringite gonocócica: Em pessoas que praticam sexo oral, encontrada em 10 a 20% das mulheres heterossexuais com gonorréia e em 10 a 25% dos homens homossexuais.

Peri-hepatite: é a afecção caracterizada por processo inflamatório intra-abdominal adjacente ao fígado, secundário à ascensão pela cavidade abdominal, através do trato genital (vagina, útero e trompas), da bactéria Neisseria gonorrhoeae, diplococo Gram-negativo intracelular, também causadora de cervicite (inflamação do colo do útero) e doença inflamatória pélvica (DIP) nas mulheres, e de uretrite gonocócica, principalmente nos homens.

Infecções Neonatais e Pediátricas: Mães infectadas podem transmitir a bactéria para o contracepto intra-úteros, durante o parto ou período pós-parto. A conjuntivite gonocócica do neonato representa a mais comumente reconhecida e já foi a principal causa de cegueira nos Estados Unidos sendo ainda em alguns países pobres.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico laboratorial da gonorréia depende da identificação da Neisseria gonorrohoeae em um local infectado. O isolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com