TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre a Socialização

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIDADE CURRICULAR: Ciências Sociais

CÓDIGO:

DOCENTE: 

A preencher pelo estudante

NOME: 

N.º DE ESTUDANTE: 

CURSO: Ciências Sociais

DATA DE ENTREGA: 


TRABALHO / RESOLUÇÃO:

Processo de socialização e a Pandemia são incompatíveis dadas as suas especificidades.

Todo o nosso comportamento instruir-se na sociedade, quer pela interação entre os indivíduos, quer pelo transmissão de cultura e ao longo de gerações. Com as medidas de confinamento que a Pandemia Covid 19 nos obrigou, o processo de socialização foi inibido, tendo este confinamento um grande impacto  em todos nós, sendo mais notório nos adolescentes. Todo o nosso quotidiano foi deveras afetado.  A sua analise poderá ser explicada e enquadrada na ciência, segundo José Machado Dias devido aos diversos processos do funcionamento e da transformação da sociedade.

O quotidiano tem muita importância, pois através da realidade diária poderemos determinar o que acontecerá no dia seguinte. Sendo isto de extrema importância para quem estuda os comportamentos. Através do seu estudo podemos aprender sobre nós próprios enquanto seres sociais e através da nossa vida social. Para compreender o funcionamento da sociedade, além de estudar os fenômenos sociais atuais, também são estudadas as origens históricas da sociedade, os processos de desenvolvimento e os diversos comportamentos humanos. A sociedade é assim uma construção das relações de cada um nós.

De que forma o Covid 19 influenciou as crianças e os adolescentes? O aumento excessivo do uso da Internet como alternativa ao processo de socialização, os conflitos familiares devido ao excesso de convivência entre os diversos membros, o encerramento das escolas poderá os ter tornado muito vulneráveis face a um futuro.

Todos nós passamos por um processo chamado de socialização (quando incorporamos as regras de convivência e praticas dos grupos sociais). Podemos indicar como processos de socialização, a primaria e secundaria; os agentes de socialização e a  interiorização e estrutura social.

No contexto da Pandemia os adolescentes ficaram com o processo de socialização secundaria comprometido, sendo o elemento mais importante deste processo, a escola, a igreja, amigos. O que anteriormente nos foi ensinado, incutido pela família (processo primário) é a ampliação desse comportamento. O maior órgão, instituição social é a escola (instituição responsável na socialização secundaria), o qual ficou comprometida com o confinamento em plena Pandemia. Por um outro lado, as crianças ao nível do processo de socialização primaria, ficou bastante intensificado devido a “convivência a 100%” com os pais (relação social com os dada pela família).

O processo de socialização realiza-se sempre dentro de um contexto de uma estrutura social. Os adolescentes, cujos os seus dias são passados nas escolas e vivendo diferentes aspetos da socialização, viram esta dinâmica modificada. Outros agentes de socialização para além da família, podemos indicar a escola e os meios de comunicação social. A socialização primaria nas chamadas sociedades modernas inicia-se no contexto familiar (avós, tios, entre outros), o chamado núcleo familiar. Nestas sociedades modernas , mais complexas gerou-se um novo tipo de família, as famílias monoparentais e famílias cujo elementos são do mesmo sexo. Com o confinamento devido ao Covid 19, um dos agentes de socialização, os chamados grupos de pares foi inibido, pois a convivência grupal foi restrita, acentuando-se o isolamento social. As crianças e os adolescentes conviveram exclusivamente com a família, mas é com a convivência em pares que se dá a descoberta e as experimentações, identidade social. Esta falta de vivência afetará a sua integração na sociedade. Devido a esta falta de convivência em pares, deu-se um aumento exponencial dos contactos online, sendo esta a única forma de socialização possível. Forma esta que poderá causar  uma excessiva dependência e problemas a nível mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com