TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

1 TERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS

• APURAÇÃO DE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

• APROPRIAÇÃO DE CUSTOS

• SEPARAÇÃO ENTRE CUSTOS E DESPESAS

1.1 TERMINOLOGIA CONTÁBIL

É preciso conhecer claramente: Gasto, Desembolso, Investimento, Custo, Despesa e Perda. Para poder classificar e registrar corretamente os acontecimentos.

• Gastos: E o valor arcado pela empresa para obter um serviço ou produto, o gasto gera o sacrifício financeiro para a entidade o (desembolso) e é representado, pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo.

• Desembolso: Pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço. Momento em que o dinheiro sai do caixa ou banco.

• Investimento: É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, estoques.

• Custo: É o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ex.: Matéria-prima de um produto.

• Despesas: São bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. Reduzem o patrimônio líquido da entidade. E devem ser registradas diretamente no resultado da entidade.

• Perda: É o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal. Ex: Perdas ocorridas por enchentes.

1.2 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS: DIRETOS e INDIRETOS, FIXOS E VARIÁVEIS

Custos diretos: Estes custos estão ligados diretamente a cada tipo de produto. Não necessitam de rateios. Ex: Matéria prima usada na fabricação. Mão de obra direta, ou seja, mão de obra para fabricar o produto. Serviços aplicados diretamente para a produção. Tudo que for gasto para produzir um produto e esteja claramente ligado a este produto.

Para apropriar os custos diretos basta à empresa manter um sistema de requisições para retirada de material do almoxarifado, assim conhecerá para qual produto a matéria prima foi direcionada.

Para controlar o consumo de mão de obra a empresa precisa manter um sistema de apontamentos, com o qual seja possível verificar quais funcionários trabalharam em cada produto e em qual período.

Custos Indiretos: Custos indiretos são os custos que devem ser apropriados ao custo final do produto, mas que necessitam de rateio, por não ser possível, mensurar com exatidão quanto foi gasto para cada produto. Ex: Mão de obra indireta. É representada pela mão de obra auxiliar ao sistema de produção, é um custo geral como o salário dos supervisores do controle de qualidade. Seu esforço não produzirá uma quantia exata de produtos, mas sim eles agem em prol de um todo. Temos também a divisão dos custos em CUSTOS FIXOS e VARIÁVEIS

Custos fixos: São os custos incorridos para se fabricar um produto (bem ou serviço), que não têm relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo que se produza mais ou menos bens ou serviços. Ex: Aluguel da fábrica.

Custos variáveis: São custos que variam conforme a produção. Uma maior quantidade produzida implica em maiores custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com