TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho imediato, mudanças e conscientização para recuperar o mundo

Artigo: Trabalho imediato, mudanças e conscientização para recuperar o mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula 3 – Atividade de Autodesenvolvimento

Maria da Consolação Ramos RA: 8375829554

Itapecerica da Serra, 2014

Introdução

O Programa de criação de sua própria agenda 21 tem como principal objetivo colaborar com a conservação e preservação das áreas em que vivemos, essas ações devem ter caráter participativo e promover à sustentabilidade socioambiental local, a melhoria da qualidade de vida da população residente e a preservação da biodiversidade, e dos recursos e elementos naturais na região onde vivemos.

Desta forma, entende-se que ações que contribuam para a formação de nossa agenda 21 serão de grande alcance para um processo de ampliação da Educação Ambiental, em busca de transformações na melhoria da qualidade de vida.

Para desenvolver o trabalho partimos de 10 pautas para o desenvolvimento de um relatório, valorizando metodologias que favoreçam não só o trabalho individual, mas também o coletivo, estimulando o desenvolvimento de trabalhos ambientais, da autonomia, da criatividade para reutilizar produtos que seriam descartáveis, entre outras habilidades.

Desenvolvimento

TRABALHO IMEDIADO, MUNÇAS E CONCIENTIZAÇÃO PARA RECUPERARA O MUNDO.

O principal desafio da sustentabilidade é a conscientização social, que deve ser feita desde muito cedo nas redes de ensino para que se forme uma sociedade civil ciente dos fatos ocorridos no meio em vivemos. É importante que se ensine a explorar os recursos naturais de modo saudável tanto para a humanidade quanto para a própria natureza, para que estes não continuem se esgotando.

A exploração desvairada do meio ambiente e seus recursos exigem das gerações presentes e futuras soluções de recuperação deste, e mais, exige métodos eficazes de exploração para que se mantenha a fauna e a flora dos biossistemas. Ações como, reciclagem, diminuição do uso de produtos descartáveis, uso consciente da água, utilização de transportes coletivos, consumição de alimentos orgânicos, cultivação de áreas verdes e extinção do desmatamento são cruciais para a recuperação do ecossistema e para a manutenção do mesmo.

Os processos de industrialização e as variadas atividades antrópicas que o homem vem estabelecendo para seu desenvolvimento, têm consistido em complicações relevantes para a subsistência humana. As qualidades ambientais como a do ar e a da água acarretam não somente prejuízo à saúde, mas também prejuízos aos cofres públicos, uma vez que as soluções para problemas como esses são caras. Nota-se, portanto, a eficácia dos meios de prevenção e conscientização, além de mais barata é mais eficaz e colabora substancialmente para a relação meio ambiente e seres humanos.

Para que todos os projetos sustentáveis tenham eficácia, deve-se contar com a participação de toda a população juntamente com o governo. Esses projetos, que já vem sendo estabelecidos por meio de associações governamentais e não governamentais, exigem um apoio coletivo tendo em vista que propõe soluções para a grande crise ambiental que estamos enfrentando. Entre esses projetos, destaca-se a Agenda 21, que trata exatamente de todos os tipos de problemas socioambientais locais e mundiais.

Importante ressaltar que a política de socialização sustentável é um assunto pertinente a todo ser humano, tratando-se da sua condição de sobrevivência, deve obter a participação de todos para que tanto a espécie humana, quanto as espécies da fauna e da flora, venha a ter sua proliferação e relação saudável com o meio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Doravante todos os pontos abordados, vale ressaltar a pertinência das políticas sociais que trazem com tema principal a preocupação socioambiental que vem decorrendo no mundo todo.

As ações denominadas de desenvolvimento da espécie humana como, revoluções industriais, extrativismo, agricultura, desmatamento, utilização de recursos naturais como fonte de energia e tantas outras trouxe complicações na subsistência não só humana como as de outras espécies do ecossistema.

As consequências dessas ações geraram discussões e grande esforço do ser humano para reverter essa situação e manter os biomas e toda a vida do planeta em seu curso natural. A partir daí, projetos começaram a ser elaborados contando com a participação ativa de toda a sociedade. Entretanto há muito trabalho a ser feito para a recuperação de todo o ecossistema, para que perpetue a espécie humana e toda a biodiversidade do planeta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LOPES, Maurício Antônio. A Agricultura e o Desafio da Sustentabilidade: A Agricultura e o Desafio da Sustentabilidade. 1. Disponível em: <http://www.agrisustentavel.com/artigos/desafio.html>. Acesso em: 28 set. 2014.

WOLFF, Luis Fernando. AGRICULTURA ECOLÓGICA: Agricultura Sustentável e Sistemas Ecológicos de Cultivo. 1. Disponível em: <http://www.agrisustentavel.com/doc/tipos.htm>. Acesso em: 26 set. 2014.

AGENDA 21: Agenda 21 Brasileira. 1. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21>. Acesso em: 28 set. 2014.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »