TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Politicas Culturais

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

‘’A Fundação Serralves e o seu Impacto em Portugal’’

Inês Alves Hilário

Arte, Poder e Cultura

Mestrado em Estudos da Cultura

(2º ciclo de estudos)

Docente: Paulo Serra

Janeiro 2022

Índice

Introdução

Para a elaboração deste presente trabalho, decidi escolher a Fundação de Serralves, sendo o meu principal objetivo analisar e compreender qual é afinal, a sua importância a nível cultural em Portugal.

A Fundação de Serralves “é uma instituição cultural de âmbito internacional ao serviço da comunidade nacional, que tem como missão estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pela Paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, fazendo-o de forma integrada, com base num conjunto patrimonial de exceção, no qual se destacam o Museu de Arte Contemporânea, a Casa, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira"[1]

Após efetuar uma demorada pesquisa, consegui escolher os pontos principais para centrar o meu trabalho. Apesar de existir imensa informação sobre a Fundação Serralves, decidi focar me nos pontos mais essenciais, como a história da fundação, de maneira a conseguir entender todo o processo da criação de uma das fundações com mais sucesso cultural de Portugal. Outra abordagem que decidi me concentrar foi compreender de como está a sua estrutura organizacional, é importante entender como se organiza esta fundação e quem faz parte dela mesmo. Também é bastante importante entender as varias variantes que interferem com está fundação, várias politicas, demográfica e económica e o seu impacto na fundação. Por fim é importante abordar o motivo pelo qual a fundação tem um grande impacto na cultural, assim conseguimos entender o motivo do sucesso de Serralves.

Por fim considero que todo este trabalho está munido de todas as competências técnicas para ser realizado sobre o impacto que a Fundação Serralves tem em relação ao panorama cultural Português.

História da Fundação Serralves

A Fundação de Serralves está localizada no Porto, cidade que foi palco de grandes movimentos artísticos, no período da Pós-revolução e que necessitava de um espaço onde se pudesse exibir a arte produzida da época.

        Deste modo e neste contexto, o Estado Português adquiriu, em dezembro de 1986 a Quinta de Serralves. Até 1989, data da criação da fundação de Serralves, foi criada uma comissão Instaladora que regia a casa e o parque de Serralves.

Através da criação da fundação, responsável pela quinta de Serralves, deu-se início a uma parceria inovadora entre o Estado e a sociedade civil, representada por 51 entidades, vindas tanto do sector publico como do sector privado.

        Atualmente, a Fundação é uma das principais instituições culturais portuguesas e, indubitavelmente aquela que tem maior protagonismo e mais relevância do Norte de Portugal e tem concentrado e investido grande parte do seu esforço em projetar e divulgar a arte contemporânea e o seu património arquitetónico e paisagístico, sendo que em 1996, Serralves foi classificado como um Imóvel de Interesse Nacional.

Pretende ter um programa anual de exposições de artistas nacionais e internacionais, atividades culturais, realização de conferências, debates, entre outros que preconizem não só um significativo aumento de visitantes, bem como a fidelização do público, de fundadores, de patronos e de mecenas.

Um dos objetivos determinantes desta fundação é reforçar a sua visibilidade no nosso país, mais concretamente em Lisboa e no sul do país, bem como incentivar ao estudo do património por eles adquirido, bem como as suas coleções, património paisagístico e toda a sua envolvente.

        Em relação às suas áreas de intervenção, a Fundação Serralves tenta promover a formação de diferentes públicos, de várias faixas etárias em relação a arte contemporânea, a arquitetura, a questões ambientais e temas de grande importância social do nosso país. Através desta promoção a fundação vai salientar a importância do seu património, bem como da cultura portuguesa e internacional, criando assim no publico um despertar sobre a importância que a cultura deve ter no nosso quotidiano.

Estrutura Organizacional

        No que diz respeito à estrutura organizacional da Fundação Serralves, os órgãos competente pela fundação Serralves dividem-se em quatro.

        Primeiramente, o conselho de fundadores que  é composto por diversas entidades, cuja a identificação  podemos encontrar no Artº 35º dos Estatutos da Fundação, pelo Estado e por aqueles que o conselho de administração determine como sendo relevantes para a sua composição. De seguida temos o Conselho de Administração com a composição de nove membros, sendo a duração de mandatos de três anos. A designação de novos membros é feita através do voto secreto, onde a maioria absoluta é necessária. De seguida temos a Comissão executiva, composta pelo presidente e vice-presidente do conselho de Administração. Finalmente, o Conselho Fiscal é composto por "três membros eleitos, sendo um deles eleito pelo Conselho de Fundadores de entre os seus membros, outro por uma sociedade de revisores de constas designadas pelo Conselho de Fundadores e o terceiro, que presidirá, pelo ministro de finanças" (informação disponível no site oficial).

        Neste caso vou-me focar na estrutura organizacional presidida pelo conselho de Administração.  No organograma que vou utilizar, retirado do website da Fundação, feito no ano de 2013,  encontramos no topo o conselho de Administração, que contem "independente" uma assessora de Administração como apoio.  Abaixo do conselho de Administração encontramos um Diretor Geral, que vai administrar todas as outras direções  com propósitos diferentes. Ainda na direção geral, vemos  que contam também com o apoio de várias assessorias como, a de comunicação, de informação e tecnologia e a de Indústrias criativas. É a partir da Direção Geral que encontramos vários tipos de direções focadas para áreas especificas e serviços específicos, tirando duas direções que partilhas dois tipos de serviços. Há cinco direções diferentes, nomeadamente, a direção do museu , a direção do parque, a direção recursos e projetos especiais, direção marketing e desenvolvimento e por fim a direção administrativo financeira e de operações.  Todas estas direções têm serviços específicos que vemos na imagem abaixo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com