TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Culturais entre o possível e o impossível – Antônio Albino Canelas Rubim

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

ANOTAÇÕES DE LEITURAS

Texto: Políticas Culturais entre o possível e o impossível – Antônio Albino Canelas Rubim

Docente: Clelia Neri Cortes

Discente: Ana Elisa de Freitas Marques

Disciplina: HACA05 – Políticas Culturais - T05      

   

Referência: RUBIM, Albino. Políticas Culturais entre o possível e o impossível. Comunicação apresentada no II Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). Salvador: FACOM/UFBA, 2006.

Palavras-chave: cultura, políticas culturais, contemporaneidade, Brasil, valores sociais.

Tema central: Definição de políticas culturais e suas relações na contemporaneidade.

Idéias principais do texto: O texto faz um panorama sobre a cultura e seus valores desde a modernidade a contemporaneidade, mudando o seu valor e significado com o passar dos anos e do contexto.  Inclusive na culturalização da mercadoria, onde outros valores como design, marca e outros elementos simbólicos e culturais deixam os aspectos físicos em segundo plano para o consumidor.  

Destacando que mesmo com o avanço da globalização, formando produtos culturais com padrões simbólicos e globais, brotam de vários locais também manifestações culturais locais e regionais. Florescendo a possibilidade de espaços culturais macrorregionais. Sendo assim a cultura vai ocupando lugar societário central, singular e expansivo na atualidade.

O autor ainda conceitua politicas culturais e propõe um modelo a ser desenvolvido que contempla as dimensões analíticas como inerentes às políticas culturais.

Idéias secundárias: O modelo analítico que o autor acredita ser um caminho que pode dar consistência e alcance a uma definição de políticas culturais é apresentado em 10 tópicos considerando as seguintes dimensões como essenciais às políticas culturais:

  1. Definição e determinação da noção de políticas acionadas;
  2. Definição de cultura intrínseca a qualquer política cultural empreendida;
  3. Formulações e ações desenvolvidas ou a serem implementadas;
  4. Objetivos e metas;
  5. Delimitação e caracterização dos atores;
  6. Públicos pretendidos;
  7. Instrumentos, meios e recursos acionados (humanos, legais, materiais, financeiros, etc);
  8. Momentos acionados do sistema cultural;
  9. Interfaces pretendidas e acionadas;
  10. Combinação entre os itens.

Ao final Albino ainda explica que o esquema proposto deverá ser aprimorado, pois não existe um diagnostico apenas um modelo. Porém esse modelo pode sim, possibilitar um maior rigor nos estudos da cultura e das políticas culturais do país.

Opinião pessoal sobre o texto e identificar aproximações do conteúdo do texto com os conteúdos do programa do nosso curso de Políticas Culturais.

Acredito que Albino foi muito feliz na construção do texto, pois nos apresenta um panorama e uma visão essenciais para que possamos abrir discussões e aprofundar os estudos na área de políticas culturais.

O texto tem total sintonia com o programa do curso de Políticas Culturais, norteando os leitores e alunos como articular política e cultura de modo satisfatório, equilibrando e combinando os componentes para o desenvolvimento social e cultural do Brasil.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com