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AS INFERÊNCIAS POLITICAS, CULTURAIS E SOCIAIS, NA TRAJETÓRIA DO ENSINO DE ARTES NO BRASIL

Por:   •  29/8/2021  •  Artigo  •  7.834 Palavras (32 Páginas)  •  74 Visualizações

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DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus, mantenedor do universo e fonte de minha fé.

A minha filha Cecília, fonte inspiradora de meu viver.

A minha companheira Aldenir, por sempre se dispor a compartilhar sonhos e realizações.

Ao Seu Valter e Dona Genilsa, meus pais, in memoriam, que dedicaram suas vidas a minha formação educacional e humana.

A minha irmã Gilderlândia, o maior exemplo de mulher de fibra que conheço e me orgulha ser seu irmão.

A meus filhos (postiços) Marysa, Leudo, Samara e Jorge, que me fizeram crescer como homem.

A minhas mães (adotivas), Carmina, Ducarmo e Antoneide, por me mostrarem o valor de família.

A família Martins Diniz, por terem me acolhido em seu meio.

Aos mestres que me guiaram e orientaram minha busca pelo saber.

E por fim, aos meus amigos adventistas, a família Barbosa e minha família da Cia Ortaet de Teatro, fontes impulsionadores e inspiradores para o meu fazer artístico.

AGRADECIMENTOS

A Deus, mantenedor de minha fé e pela permissão de respirar que me presenteia a cada dia.

Aos meus filhos (postiços), pelo apoio incondicional.

A minha companheira Aldenir, pelo apoio a me dispensado.

À equipe de Coordenação do Curso de Graduação.

Ao meu orientador Gilson Couras, pelo apoio a essa batalha vencida.

A todos aqueles que direto ou indiretamente contribuíram para a conquista dessa fase em minha vida.

“Nosso teatro precisa estimular a avidez da inteligência e instruir o povo no prazer de mudar a realidade. Nossas platéias precisam não apenas saber que Prometeu foi libertado, mas também precisam familiarizar-se com o prazer de libertá-lo.”

(Bertolt Brecht)

RESUMO

Este artigo pretende traçar uma linha histórica e reflexiva, sobre o ensino de artes no Brasil, pontuando tendências pedagógicas que influenciaram no desenvolvimento desse ensino, em meio aos acontecimentos artísticos nacionais e internacionais, bem como as contribuições culturais, sociais e políticas, desde o início da colonização portuguesa no Brasil, em 1549 até a Lei de Diretrizes e Bases - LDB de 1996. Com essa contextualização histórica do ensino-aprendizagem no Brasil, relacionando os devidos acontecimentos, e/ou eventos a sua localização no tempo, o que propomos fazer, nesse artigo, de forma sintética, porém, suntuosa no que se refere aos mais importantes fatos apresentados, para o esclarecimento do mesmo, dispensando a devida importância à formação docente e discente no processo educacional em si, nesse caso, com foco no ensino de artes. Outro ponto a ser reputado nesse trabalho é o entendimento de assentir a devida importância a Proposta Triangular, da arte-educadora Ana Mae Barbosa, como uma ferramenta indispensável, e que atende, as necessidades educacionais nos dias atuais, contribuindo assim, para uma melhor abordagem e desenvolvimento do ensino de artes em sala de aula, não visando a formação de novos artistas, mas a conscientização dos aluno e professores, de sua condição de agentes construtores e executores de um processo evolutivo, através da Arte, inerente ao ser humano, como observado no artigo apresentado. Para realização do trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica aos autores renomados no assunto que fez com que pudéssemos descrever a trajetória da arte como forma de ensino e aprendizagem. Conclui-se que é através da arte que conhecemos nossas origens e as possibilidades de nos reinventar, o que não nos obriga ser artistas, mas, conhecer nossas habilidades e potencialidades, bem como as propriedades da arte e sua interferência na vida do ser humano.

Palavras-chave: Arte. Educação. Brasil. Desenvolvimento. Conscientização.

ABSTRACT

This article intends to draw a historical and reflective line on the teaching of arts in Brazil, highlighting pedagogical tendencies that influenced the development of this teaching, amid national and international artistic events, as well as the cultural, social and political contributions from the beginning of Portuguese colonization in Brazil in 1549 until the Law of Guidelines and Bases - LDB of 1996. With this historical contextualization of teaching-learning in Brazil, relating the due events, and / or events to their location in time, what we propose to do, in this article, in a synthetic way, however, sumptuous with regard to the most important facts presented, to clarify the same, giving due importance to teacher and student training in the educational process itself, in this case, focusing on teaching of Arts. Another point to be considered in this work is the understanding of assenting the importance of the Triangular Proposal of the art educator Ana Mae Barbosa as an indispensable tool that meets the educational needs of the present day, thus contributing to a better approach and the development of teaching of arts in the classroom, not aiming at the formation of new artists, but the awareness of students and teachers, of their condition as builders and executors of an evolutionary process, through Art, inherent to the human being, as observed in the article presented. For the accomplishment of the work a bibliographical research was carried out to the renowned authors in the subject that allowed us to describe the trajectory of art as a form of teaching and learning. We conclude that it is through art that we know our origins and the possibilities of reinventing ourselves, which does not oblige us to be artists, but to know our abilities and potentialities, as well as the properties of art and its interference in the life of the human being.

Key words: Art. Education. Brazil. Development. Awareness.

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