TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre movimentos sociais

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE RIBEIRÃO PRETO LTDA

CAMPUS EAD PIRACICABA – SP

UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

SOS MATA ATLÂNTICA

PIRACICABA – SP

2020

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................3

2.CONCEITO..............................................................................................4

3.A HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.......................................…5

4.SOS MATA ATLÂNTICA..........................................................................6

   4.1.MOMENTOS QUE MARCARAM SUA HISTÓRIA........................7

5.CONCLUSÃO...........................................................................................8

6.REFERÊNCIAS........................................................................................9 


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade tratar acerca do assunto sobre os movimentos sociais, mais exatamente sobre o movimento SOS Mata Atlântica.

Porém, se faz necessário, antes de irmos “direto ao ponto”, buscar saber um pouco mais sobre a origem, a história e a finalidade dos movimentos sociais no Brasil, em especial. E depois, então, olharemos esse movimento em especial, A Fundação SOS Mata Atlântica. Perpassando, portanto, por sua história, ideais, lutas, vitórias e seu impacto no Brasil.

  1. CONCEITO

Não é com facilidade que se define o que vem a ser movimento social. São várias as definições, que variam de acordo com o contexto, com o espaço geográfico e tempo em que são analisadas, etc. E isso é dito por quem é referência no assunto.

Alberto Melucci (1989) é um dos que nos aponta isso também.

Os movimentos sociais são difíceis de definir conceitualmente e há várias abordagens que são difíceis de comparar. Os vários autores tentam isolar alguns aspectos empíricos dos fenômenos coletivos, mas como cada autor acentua elementos diferentes, dificilmente se pode comparar definições. Infelizmente, estas são mais definições empíricas dos conceitos analíticos. (p. 54).

Já Souza (2006) entende são algo muito mais amplo e duradouro de que ações em grupo, embora sem a organização necessária; também entende que é diferente de um certo tumulto e diferente de grupos que geram determinados caos, devido aos crimes e terrorismos que praticam enquanto luta por algo.

Os ativismos sociais são um conjunto mais amplo de ações públicas organizadas, do qual os movimentos sociais seriam um subconjunto. Os ativismos, como ações públicas organizadas e relativamente duradouras, diferenciam-se de ações coletivas efêmeras e pouco organizadas ou desorganizadas, como quebra-quebras, saques e outras; e, como ações públicas, em sentido forte, diferenciam-se tanto da criminalidade ordinária e de organizações terroristas, quanto de grupos de pressão e lobbies em sentido restrito, que tendem a atuar nos ‘‘corredores do poder estatal’’, pressionando parlamentares ou administradores públicos e articulando tráfico de influência, entre outras atividades que não propriamente públicas. (p. 278).

O professor Paulo Silvino Ribeiro define o conceito de forma clara e breve, usando palavras que nem por isso perdem sua dramaticidade quanto às realidades que são próprias das lutas dos movimentos sociais.

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. 

Mesmo conscientes da complexidade em responder o que é movimento social, podemos considerar que se originam a partir da insatisfação de um grupo social, por motivos diversos, onde as relações de poder se apresentam de forma desigual. E em resposta a tais desigualdades, buscam de forma organizada, com os mesmos ideias e anseios lutar por mudanças transformadoras da realidade imposta.

 

  1. A HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Devemos considerar que muitas lutas por mudança de certa realidade desigual aconteceram ao longo da história, mas nem todas se enquadram na forma como hoje se enxerga os movimentos sociais. Mas é possível, sob o ponto de vista contemporâneo, fixar seu surgimento.

Podemos citar a Revolução Americana e a Francesa, que aconteceram no fim do século XVIII. Ambas as revoluções foram baseadas no descontentamento dos mais “fracos”, do povo, por toda a opressão que sofriam por causa dos daqueles que tinham o poder sobre a nação. Tanto na França quanto na América, o povo, insatisfeito com a triste realidade vivida, decide lutar por seus direitos e contra a desigualdade apresentada em determinada situação. E eles realmente, unidos e com firmes propósitos e ideais definidos e organizados, conseguem transformar a realidade que vivem. Esses dois movimentos influenciaram de forma muito positiva outros povos e grupos que passavam por algum tipo de desigualdade também. E desde então vimos outros tantos se levantarem e lutarem por seus direitos, como a Revolução Industrial, Movimento Feminista, Movimento Negro, Caras-pintadas, Diretas Já, Movimentos dos Sem Terra, Movimentos Ambientalistas, e tantos outros, não menos importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com