TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Histórica Brasileira: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.

Trabalho Escolar: Trajetória Histórica Brasileira: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

As políticas sociais no Brasil tiveram o seu início, a partir das mudanças ocorridas na economia do país, as quais ocasionaram desemprego em massa, levando o Estado a utilizar deestratégias com ações para conter a classe trabalhadora, sendo o Serviço Social requisitado para atuar junto às políticas voltadas para o atendimento desta classe. As primeiras escolas de ServiçoSocial ficaram sob a responsabilidade da Igreja e, desse modo, essa profissão tinha um cunho vocacional, além de possuir forte influência americana por causa do contexto econômico capitalista que seexpandia na época pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos.

No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, os direitos sociais foram garantidos a todos os cidadãos, sendoassim, as políticas sociais passaram a ser consideradas públicas e de responsabilidade do Estado.

A partir da época desenvolvimentista, o Serviço Social começou a se preocupar com umametodologia própria, com objetivos e conteúdos necessários para a formação profissional, resultando numa crise ideológica em muitas escolas de Serviço Social. Concebendo-se ainda que, ao longo da jornada daprofissão, houve momentos de reconceituação, de busca de ruptura e de estabelecimento de compromisso com a classe trabalhadora, aliados à negação de uma prática assistencialista.

A atual pesquisabusca analisar o desenvolvimento dessa trajetória para compreender as mudanças ocorridas na profissão e os desafios encarados pelos profissionais de Serviço Social no enfrentamento a políticas sociaiscom características assistencialistas, desenvolvidas pelo Estado até a atualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com