TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Esgoto

Ensaios: Tratamento De Esgoto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1-Introdução................................................................................................................3

2-Desenvolvimento.....................................................................................................4

2.1-Tratamento de esgoto............................................................................................4

2.1.1-Ações Ambientais...............................................................................................4

2.1.1.1-Projeto Comunidade........................................................................................5

2.1.1.1.1-Outros Projetos - Projeto classe Anexa........................................................5

2.1.1.1.1.1-Como funciona a estação de tratamento de esgoto?................................6

3-Conclusão.............................................................................................................8

4-Referência bibliográfica.........................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a realidade ambiental de nossa cidade, com relação ao tratamento de esgoto.Nova Friburgo, sede do município de mesmo nome, do estado do Rio de Janeiro, tem aproximadamente 227.982 habitantes, segundo o IBGE.Suas principais atividades atividades econômicas são baseadas em industria de moda íntima, olericultura, caprinocultura e industria têxteis, vestuário, metalúricas e turismo.A temperatura média do município é de 16°c, com uma área de 938,5 km2, a cidade possui um relevo bastante acidentado constituídos por rochas básicas.

Observa-se então a iportância que se deve dar a preservação ambental, já que a cidade Nova Friburgo possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil, que hoje é coniderado um dos biomas mais ameaçados do planteta. A cidade e as vilas ocupam apenas 4% do território. Lindas montanhas com mais de 2300 metros de altitude; mais de 60% do município acima dos 1000 metros de altura; cachoeiras, rios, lagos, mirantes. Invernos frios e secos e verões amenos e úmidos.

No decorrer de nosso trabalho, apresentaremos as posíveis soluções encontradas pela administração da cidade com o objetivo de fazer com que o desenvolvimento da cidade ande em sintonia com a natureza.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1-Tratamento de esgoto

Em nossa cidade nós temos a Concessionária Águas de Nova Friburgo, que presta serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário buscando ações que visem a melhoria contínua dos serviços prestados, considerando as questões ambientais. Águas de Nova Friburgo completou, em 22 de janeiro, três anos de muitas realizações e grandes investimentos no Município. Nos últimos dois anos a Empresa vem investindo na coleta e no tratamento Desde janeiro de 2009 a frente dos serviços de saneamento de esgotos básico em Nova Friburgo. A primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Nova Friburgo, a ETE Olaria, foi inaugurada em 2010, e representou um marco para o saneamento no Município na medida em que passou a tratar 30% de todo o esgoto que antes era lançado in natura nos Rios da Cidade.

Em 2011 a Empresa iniciou as obras de construção da ETE Centro, no Vale do Sol, a maior Estação de Tratamento de Esgotos do Projeto da Concessionária que prevê ainda a construção de ETE’s em Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Córrego D’Antas e Cônego. Esta Estação que irá tratar 40% de todo o esgoto gerado no Município e que atenderá 15 bairros da Cidade, sendo eles: Vilage, Vila Nova

No final de 2009, Nova Friburgo começou a ver a concretização de um sonho: a construção das redes que vão coletar o esgoto e levar até as estações de tratamento. Ao todo serão instalados cerca de 47km de tubulação, por toda a cidade.

O projeto prevê a construção de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nos próximos quatro anos, nas seguintes localidades: Cônego, Olaria, Centro, Ponte da Saudade, Córrego D`Antas e Conselheiro Paulino. A primeira estação de tratamento de esgoto, a ETE Olaria, foi inaugurada no dia 13 de junho deste ano.Vila Amélia, Tingly, Prado, Lazareto, Lagoinha, Granja Spinelli, Duas Pedras, Cordoeira, Chácara do Paraíso, Centro, Braunes, Bom Jesus e Bairro Suíço, deverá ser inaugurada ainda no primeiro trimestre de 2012.

2.1.1-AÇÕES AMBIENTAIS

Em 2010, o setor de Comunidade implantará um projeto que visa reduzir o nível de inadimplência e a melhoria no uso da rede de esgoto. Parte do dinheiro arrecadado, ou economizado em tais reduções, será aplicado em melhorias nas comunidades de acordo com as necessidades e apresentação de projetos fornecidos pelo presidente da associação de moradores.

No mesmo ano, o setor dará início ao ciclo de palestras itinerante que beneficiará a população com informações focadas no “Uso Racional da Água, Respeito ao Meio Ambiente”. Serão informadas dicas como: economizar água, detectar vazamentos, cuidar corretamente do hidrômetro e da rede de esgoto. O ciclo também abordará temas como doenças causadas pelo consumo de água não tratada, pela falta de rede de esgoto e explicações sobre, cobranças de tarifas e as obras de construção de estações de tratamento de esgoto.

2.1.1.1-PROJETO COMUNIDADES

Em 2009, foi criado o setor de Comunidades, em Águas de Nova Friburgo, com o principal objetivo de mapear o quantitativo das comunidades existentes na cidade de Nova Friburgo, identificando as necessidades peculiares de cada bairro. O mapeamento abrange a identificação do índice de inadimplência, residências não hidrometradas, locais com carência de rede de água e de esgoto. Estes dados permitem à concessionária traçar planos de ação pontuais, atendendo de maneira mais eficaz às necessidades dos moradores das localidades.

O contato da assessoria comunitária é feito pessoalmente com o presidente da associação de moradores de cada comunidade, estreitando a relação entre a empresa e os clientes. O setor ainda fica responsável pelo acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com