TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Trabalho Escolar: RESUMO SOBRE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 2

a. Quais as tecnologias de tratamento de esgoto selecionadas para o estudo realizado descrito nos dois artigos? Em ambos os artigos seus autores referem o estudo de seis modalidades (tecnologias) de tratamento de esgotos. Quais sejam:

• Fossas sépticas seguidas de filtros anaeróbios (FS + FA)

• Reatores UASB seguido de pós-tratamento (UASB + POS)

• Lagoas facultativas (LF)

• Lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, chamado de sistema australiano (LAN + LF)

• Lodo ativado (LA)

• Reatores UASB operando isoladamente (UASB)

b. Por que os afluentes (entrada) de alguns esgotos estudados apresentavam quantidade (concentração) de carga poluidora superior ao esperado (expresso na literatura)? Segundo os autores foi observado, de uma maneira geral, uma concentração média mais elevada que a usualmente presente na literatura. De acordo com os artigos as possibilidades aventadas seriam as contribuições industriais não relatadas pelas estações de tratamento, ou o tipo de amostragem praticado. Outra explicação possível, seria o baixo consumo per capta de água e a existência de um coeficiente de um retorno maior. Contudo os autores ressalvam que as possibilidades para serem confirmadas demandam estudos/investigações mais apuradas.

c. O que é TDH? TDH significa: tempo de detenção hidráulica. No caso dos artigos este parâmetro foi empregado por retratar condições de operação e por ser possível seus cálculos para todos os sistemas de tratamento. Este parâmetro, assim como outros referidos na literatura retratam faixas amplas recomendados para projetos em virtude da diversidade de características do afluente e das condições climáticas.

d. Qual a conclusão que os autores chegaram em ETE que utilizavam a mesma modalidade de tratamento e diferente eficiência em remoção de DBO? A conclusão dos pesquisadores foi que a influência das condições de carga foi muito pequena e dispersa em todos os processos de tratamento. Ainda concluíram que uma única ou um grupo de variáveis não podem ser usadas para explicar a diferença de desempenho das estações, pois cada variável pode diferir de ETE para ETE. Observam os pesquisadores que por não ser possível determinar uma influencia positiva ou negativa cada ETE deve ser avaliada individualmente para justificar bom ou mal desempenho, já que estes são decorrentes de fatores diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com