TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Ensaios: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  4.910 Palavras (20 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 3

1. A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES...............................................................................................4

2. HISTÓRICO DA EMPRESA.............................................................................. 5

3. TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL..............................................................6

4. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES PARA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO...................................................................................... .8

5. AUTO E HETERO-AVALIAÇÃO NO DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO............................................................................................9

6. A AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO: O USO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DO PAPEL OCUPACIONAL EM EMPRESA DE PEQUENO PORTE................................................................... 9

7. A QUINTA DISCIPLINA...................................................................................9

7.1 Primeira disciplina – Domínio Pessoal................................................................10

7.2 Segunda disciplina – Modelos mentais...............................................................10

7.3 Terceira disciplina – Objetivo comum (ou Visão compartilhada)......................11

7.4 Quarta disciplina – Aprendizagem em grupo.....................................................11

7.5 A quinta disciplina – Raciocínio Sistêmico........................................................12

8. INDICADORES DE HABILIDADES INTERPESSOAIS...............................12

9. DEFICIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES................14

10. AVALIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DA EMPRESA CIABICHOS.............14

11. CONCLUSÃO...................................................................................................27

12. ANEXOS...........................................................................................................28

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................29

Introdução

Dentro das empresas é necessário que haja treinamento para os funcionários, pois os mesmos serão qualificados para obter um bom desempenho nas áreas em que atuam.

É de extrema importância que até mesmo os novos funcionários sejam instruídos, em um período mínimo de seis em seis meses, para que aperfeiçoem seu trabalho.

Empresas que não possuem a prática de treinamento dentro de seus processos habituais podem acabar gerando algumas percas, tanto na questão do desenvolvimento de seus funcionários, como em questões habituais do dia a dia de uma organização. Iniciando por não obter uma melhor gestão de tempo, passando por práticas extintas de processos, bem como não atualização dos funcionários a possíveis meios já avançados de trabalho.

A prática do treinamento pode possuir sim seus diversos custos, porém quando o planejamento é bem estruturado o retorno positivo é certo, bem como a melhor análise do funcionário ou grupo de funcionários.

É necessário apenas lembrar que as práticas de treinamento devem possuir métricas que mostrem qual foi a evolução e o resultado alcançado, afim de verificar quais pontos a empresa pode avançar juntamente com o funcionário e o que pode ser melhorado para as vezes futura, afinal, treinar é desenvolver e não retroceder.

1. A importância do treinamento nas organizações

As organizações não sabem a importância de treinar um colaborador, elas usam este fim de maneira estratégia. As pesquisas mostram que quase não há investimentos voltados para o treinamento dentro das empresas. Quando um funcionário é contratado geralmente aprende com os colegas de trabalho vemos isso diariamente dentro das organizações.

“O treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido”. (Chiavenato, p.30).

“[...] o treinamento é um processo que auxilia o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou no futuro, através de apropriados hábitos de pensamento, ação, habilidades, conhecimentos e atitudes”. (Carvalho e Nascimento, apud Campos, 2004).

O treinamento gera desenvolvimento na organização, assim que o funcionário é treinado, logo temos os resultados do desenvolvimento tanto do colaborador quanto da empresa. Assim vemos a importância da ferramenta treinamento porque o funcionário é o principal responsável pela execução das tarefas.

2. Histórico da empresa

Hospital Veterinário CiaBichos

Empresa de pequeno porte

Quadro de funcionários: A empresa possui no total 9 funcionários, sendo: 4 veterinários (1 deles é o administrador, 2 recepcionistas, 2 auxiliares de limpeza e 1 motorista.

Endereço da empresa: Rua Presidente Campos Salles n° 458 - Bairro: Glória.

A empresa CiaBichos não possui setor de Recursos Humanos, situações internas referente as atividades dos funcionários são resolvidas pelo administrador, questões referente a folha de pagamento, admissões e rescisões, são feitas por uma contabilidade terceirizada.

3. Treinamento como ferramenta estratégica para o Crescimento Organizacional

Devido às diversas mudanças pelas quais as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com