TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribos Indigenas

Casos: Tribos Indigenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

São Paulo – 2014

DEFINIÇÃO E DIVISÃO DAS TRIBOS INDÍGENAS NO BRASIL

O que define uma tribo indígena é a forma de organização social e cultural, onde cada índio possui uma função dentro desta organização, sendo os homens responsáveis pela caça e guerra, as mulheres pela comida e agricultura e as crianças brincam e aprendem com os mais velhos.

Os índios se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes onde cada tribo possui sua cultura, religião, crenças e conhecimentos específicos.

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco, todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade.

Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. Sendo o pajé o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses e também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças, ele faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura e o cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática observando o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo quando o pai vai caçar costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Quando atinge os 13 ou 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

TRIBOS ISOLADAS E EMERGENTES

As tribos isoladas são os povos não contatados ou isolados que vivem por escolha ou por circunstâncias sem contato com a civilização globalizada. Porém poucos povos têm permanecido totalmente sem contato, ativistas dos direitos indígenas lutam para que os mesmos sejam mantidos isolados, por este motivo tem baixa imunidade e as doenças comuns para a civilização globalizada podem matar de 50 a 80% após o contato. As maiorias dos povos estão localizados em áreas de florestas densas e a descoberta destes povos acontece por meio de encontros infreqüentes as vezes violentos com tribos vizinhas e por filmagens aéreas.

As tribos emergentes são os povos em que um momento histórico parou de se reconhecer como tal e que a partir de um novo contexto passaram a reafirmar sua identidade. Este processo atualmente ocorre em varias regiões no Brasil e sobre tudo no Nordeste.

FATORES HISTÓRICOS

Historiadores afirmam que antes dos europeus chegarem à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente, já em território brasileiro esse número chegava 5 milhões de nativos aproximadamente e dividiam-se em tribos de acordo com a língua falada.

Atualmente, calcula-se apenas 215 grupos indígenas distintos habitam o território brasileiro, principalmente em reservas demarcadas e protegidas pelo governo e 180 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses, pois o contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

Os grupos indígenas podem se diferenciar segundo o nível de contato com a civilização branca. Eles podem ser considerados como isolados (contatos raros e acidentais), integrados (falam em português ou trabalham nas cidades) e contato intermitente (contato permanente com os brancos).

Se comparar a quantidade de índios desde o período do descobrimento fica evidente a dizimação de tribos, as principais causas do restrito número de índios no Brasil são a expropriação de suas terras para ceder à ocupação rural e urbana, grande quantidade de índios mortos em lutas contra brancos e por doenças que até então eram desconhecidas, já que esses não possuíam anticorpos contra doenças como gripe e sarampo, que foram contraídas através do contato com os brancos e também períodos que essas e outras promoveram epidemias avassaladoras.

AS TRIBOS INDÍGENAS NO BRASIL

Aimoré: grupo não tupi, também chamado de botocudo, vivia do sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Grandes corredores e guerreiros temíveis foram os responsáveis pelo fracasso das capitanias de Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo. Só foram vencidos no início do século 20. Eram apenas 30 mil

Avá-Canoeiro: Povo de língua da família Tupi-Guarani que vivia entre o rio Formoso e Javarés, em Goiás e em 1994 havia 38.000 habitantes. Em 1973 foram pegos "a laço" por uma equipe chefiada por Apoena Meireles, e transferidos para o Parque Indígena do Araguaia e colocados ao lado de seus maiores inimigos históricos, os Javaé.

Bororos: Povo de língua do tronco macro-jê. Foram extintos no fim do século passado, viviam na margem leste do rio Paraguai, onde, no início do séc. XVII, os jesuítas espanhóis fundaram várias aldeias de missões. Muito amigáveis, serviam de guia aos brancos, trabalhavam nas fazendas da região e eram aliados dos bandeirantes. Desapareceram como povo tanto pelas moléstias contraídas quanto pelos casamentos com não índios.

Caeté: Viviam desde a ilha de Itamaracá até as margens do Rio São Francisco com 75 mil habitantes e foram considerados "inimigos da civilização" por comerem o Bispo Sardinha. Em 1562, Men de Sá determinou que fossem "escravizados todos, sem exceção".

Caiapós: Tornaram-se os índios mais ricos do Brasil explorando a riqueza existente nos 3,3 milhões de hectares de sua reserva no sul do Pará.

Carijó: Eram cerca de 100 mil e seu território ia de Cananéia (SP) até a Lagoa dos Patos (RS). Vistos como "o melhor gentio da costa", foram receptivos à catequese. Isso não impediu sua escravização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com