TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM TOQUE DE CLÁSSICOS

Por:   •  26/3/2017  •  Artigo  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – UNESP[pic 1]

Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

Resenha do livro “Um Toque de Clássicos”

Marx, Durkheim e Weber

Pedro Paulo de Oliveira Campos                    Número 21                    3ºAno B

Professor Luciano

Guaratinguetá 2017

INTRODUÇÃO

        Com um vocabulário mais leve e interativo, no que se trata a entender, diversos autores (Tania Quintaneiro; Maria Ligia de Oliveira e Márcia Gardênia Monteiro) escreveram “Um Toque de Clássicos”. Contendo em torno de 160 páginas e sendo narrado em terceira pessoa do singular, o livro explica de maneira mais simples, até mesmo para leitores mais leigos, o desenvolvimento da sociologia, envolvendo teóricos e curiosidades da época da revolução industrial na Europa. [pic 2]

                A obra enfatiza especialmente três grandes sociólogos, abordando Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, explicando e debatendo suas teorias com exemplos do dia a dia na época em que viveram. [pic 3]

        Tudo se dá no início do século XIX, quando a Sociologia nasceu como uma disciplina científica, disposta a observar e propor soluções às transformações inerentes ao desenvolvimento do modelo econômico que se arrasta até hoje em dia, o Capitalismo.

        Outro fato histórico que propiciou o surgimento e propagação da sociologia foi a Revolução Francesa, no século XVIII, com o lema de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, mudando quase que todas as estruturas da França, tal como social; política e econômica, espalhando-se pela Europa posteriormente.

        Na sociologia, temos 4 pensadores essenciais: Comte, Durkheim, Marx e Weber, mostrados na imagem a seguir, respectivamente: [pic 4][pic 5]

AUGUSTE COMTE

Em 1798, nasceu Auguste Comte, em Montpellier, na França. Apesar de não ser tão falado durante a obra, é muito importante citá-lo, para que se possa compreender o início da Sociologia, pois foi ele quem cunhou o termo.

        Sendo influenciado pelos momentos descritos na introdução, Comte criou uma linha de pensamento, o Positivismo.[pic 6]

POSITIVISMO

Segundo ele, o verdadeiro conhecimento só pode ser obtido por meio de uma metodologia científica, ou seja, por meio de observação, experimentação e conclusão, exteriormente ao chamado senso comum ou tudo aquilo que é subjetivo, abstrato.[pic 7]

Todo inchaço das cidades, de maneira desorganizada, fruto do êxodo rural, foi causando desenfreados problemas, visto por Comte como um mal a ser tratado. Assim, ele propôs uma nova disciplina, a ciência da sociedade.

LEI DOS TRÊS ESTADOS

        

        Para Comte, o pensamento da sociedade sobre ela mesma caminhou sobre três estágios, sendo empregada cada vez mais a forma científica, ao mesmo tempo que o abstrato era minimizado. São eles: Estado Teológico, Metafisico e, por último, Estado Positivista. 

KARL MARX

        Muito citado, não só no livro, mas também em toda a sociedade contemporânea, Karl Marx foi um revolucionário, que visava combater os abusos sobre a classe operária que, segundo ele, tudo produzem, mas recebem em menor quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com