TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 4 E 5

Monografias: UNIDADE 4 E 5. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 4

• FIL01010 - METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS (ON.0) - 201420.01172

Atividade 4

PERGUNTA 1

1. O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?

Para sua pesquisa o Gerente formulou as seguintes hipóteses:

I. A empresa estabelece sua comunicação apenas no sentido descendente através de relatórios, jornal da empresa, boletim ou similares.

II. Por que as interpretações dadas pelos funcionários às comunicações diferem das intenções da empresa?

III. Os colaboradores da empresa são, em sua maioria, pessoas desligadas.

IV. A comunicação interna estabelecida pela empresa se contitui, na maioria dos casos, em uma mera transmissão de informações.

Resposta Correta: c.

I e IV, apenas.

Feedback da resposta: As hipóteses possuem algumas características: devem ter um enunciado de redação clara e em forma de sentença declarativa (afirmação). Assim, o item que NÃO pode ser uma hipótese é 'Por que as interpretações dadas pelos funcionários às comunicações diferem das intenções da empresa?'

Uma hipótese não deve conter ambiguidades ou juízo de valores, portanto NÃO é uma hipótese a afirmaçãoo item 'Os colaboradores da empresa são, em sua maioria, pessoas alienadas'.

PERGUNTA 2

1. Em uma pesquisa científica, a partir das informações (dados) coletadas se faz a interpretação do fenômeno que a elas se referem, ou seja, se estabelece a relação entre um referencial teórico e a realidade retratada pelos dados e fatos colhidos ou levantados. É este o papel da fundamentação teórica (da revisão da literatura ou quadro teórico) em uma pesquisa. Assim, é correto afirmar que desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho corresponde a:

Resposta Correta: a.

Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

Feedback da resposta: Ninguém investiga o que não conhece e a forma mais eficaz de se obter conhecimento é através da fundamentação teórica que tem como objetivo “fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada”. Esta é a alternativa correta.

PERGUNTA 3

Um pesquisador fez o seguinte resumo de sua pesquisa:

O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, têm resultado em inúmeros agravos à saúde da população, principalmente devido a ausência de saneamento básico. O objetivo da pesquisa foi identificar os principais problemas sanitários e socioambientais que interferem diretamente na saúde e qualidade de vida dos habitantes de Iauaretê, visando a melhoria dessas condições.

Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo situações de causa e efeito sobre os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que a oferta de infraestrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

(Fonte: TOLEDO, Renata Ferraz de. Educação, saúde e meio ambiente: uma pesquisa-ação do distrito de Iauaretê do município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-11012007-110339/ Acesso em: 27/07/09.)

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o pesquisador utilizou como metodologia em sua pesquisa:

Resposta Correta: b.

A pesquisa-ação

Feedback

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com