TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR

Exames: UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 13

2 DESENVOLVIMENTO 15

2.1 Identificação Empresa 15

2.2 A empresa possuí um banco de dados de clientes? 16

2.3 Como a empresa determina os preços dos produtos? 16

2.4 Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza? 17

2.5 A empresa monitora seus concorrentes? 18

2.6 A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas? 19

2.7 Como são realizados os controles bancários da organização? 20

2.8 Existe uma financeira que realiza os empréstimos para a organização? Ela trabalha com cartão de crédito? Quais benefícios ela conseguiu com abertura de conta e escolha do banco? 20

2.9 O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambiais que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nesses conceitos? 20

2.10 Na empresa que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias param se formar um processo de análise de planejamento das decisões para a resolução deste problema. 21

2.11 O gestor utiliza das informações contábeis para análise do seu patrimônio e evolução dos recursos? De que forma o gestor utiliza essas informações? 24

3 CONCLUSÃO 25

REFERÊNCIAS 27

1 INTRODUÇÃO

A administração visa o bom gerenciamento de uma organização, para tanto é necessário ter pleno conhecimento do ambiente interno e externo da empresa. Para o alcance desse conhecimento a pluralidade interdisciplinar é fundamental.

Buscaremos através deste portfolio, a análise de duas empresas já constituídas para definir e entender a função de algumas áreas estratégicas de administração de uma empresa, buscando seu inter-relacionamento com foco na área de marketing.

A presente pesquisa se classifica como Método dedutivo, visto que permite o estabelecimento de conclusões a partir do questionamento aplicado aos Gestores Marketing, a fim de fornecer ao acadêmico de administração de Empresas o conhecimento, no que se refere aos procedimentos da pesquisa, ela é classificadas como levantamento, ao fazer necessária uma coleta de dados, com base de aplicação de questionamento previamente elaborado dentro das referencias teóricas pesquisadas.

Foi aplicado questionário aos gestores dos setores acima definidos, das Instituições Financeiras Caixa Econômica Federal – GILIE/RJ e ITAÚ – Pessoa Jurídica, com data e horário previamente agendado e disponibilizado á empresa toda comprovação documental da veracidade dos descentes que executaram tal pesquisa.

É importante ressaltar que a maior preocupação nesta pesquisa é de caráter acadêmico objetivando a principio obter dados descritivos sobre os processos de Gestão Marketing, para que ao final do portfolio possa-se compreender tal processo e importância de forma a facilitar a tomada de decisões e soluções de problemática, o que caracteriza como qualitativa e aplicada.

Por fim esta pesquisa tem caráter descritivo e aplicativo, pois além de descrever e mapear os processos acima citados no uso da administração, ela também busca identificar os fatores que contribuem para ocorrência de problemas e soluções geradas através dos mesmos dentro de um todo na sua execução.

As necessidades dos indivíduos o que é mais importante, o reconhecimento de que pessoas comprometidas e motivadas rendem mais em todos os aspectos para suas empresas, apontam para conceitos diferentes a serem implementados neste momento. O fato é que, hoje, a incerteza em todos os aspectos empresariais chegou a tal ponto, que muitos acreditam que se está vivendo num mundo de contínuas mudanças.

As décadas que estamos vivenciando são as de maior rapidez. Viver hoje é, pois, um desafio muito maior do que viver tempos atrás (DRUCKER, 2002). Exige uma grande disposição para mudança e para novidade. E, além disso, tudo é necessário ser ágil.

O mundo empresarial de hoje, extremamente globalizado, complexo e competitivo exige dos executivos e funcionários de uma empresa ou de uma instituição, fortes componentes de motivação. Motivação para enfrentar a concorrência, desenvolvendo programas de qualidade, produtividade e redução de custos, para fazer a necessária reengenharia dos processos, para transformar a empresa em uma organização de aprendizagem, enfim, para motivar seus funcionários, entre outros elementos importantes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO EMPRESA

Empresas 1:

A Gerência de Alienação de Bens Móveis e Imóveis GILIE/RJ é um setor da Caixa Econômica Federal, que realiza suas operações através de por concorrência pública, Venda Direta e Venda Direta ao Ocupante. Podendo os mesmos ser de propriedade da Caixa ou imóveis EMGEA - Empresa Gestora de Ativos.

A GILIE/RJ administra imóveis deste porte em toda do Estado do Rio de Janeiro, sendo mais de 1.800 imóveis nesta característica para serem vendidos. Imóveis que foram adquirido de ex-mutuários que através de negociação não conseguiram honrar seu financiamento.

Os imóveis ofertados pela Caixa Econômica Federal são imóveis retomados de pessoas que, na ocasião da compra, financiaram o bem e, por alguma razão, se tornaram inadimplentes no financiamento. Como o imóvel é dado como garantia do crédito no ato da contratação do financiamento, a inadimplência acarreta a perda do imóvel, perda que é efetivada pela Caixa Econômica Federal através de Execução Extrajudicial (Leilão ou Concorrência Pública), conforme prevê a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as alterações introduzidas pela Lei 8.883, de 08.06.94, Lei 9.032, de 28.04.95 e Lei 9.648, de 27.05.98.

Empresa 2:

Nesse trabalho será abordada a Plataforma para Pessoa Jurídica do Município de Teresópolis/RJ, do banco Itaú-Unibanco, tendo 10 funcionários (gerentes).

Por se tratar de uma instituição financeira privada sua opção de serviço é extremamente longa para o segmento de varejo do banco, o de maior visibilidade, oferece serviços de conta corrente, poupança, cheques especiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com