TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pesquisas Acadêmicas: UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O uso racional da água pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que a procura por processos eficientes de reaproveitamento da água tem se destacado nos últimos anos. Empresas e pessoas físicas estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais, procuram formas de reciclar a água utilizada em seus prédios ou ainda de coletar água da chuva para aproveitamento em limpeza, jardinagem e esgoto. O presente projeto visa desenvolver na Escola de Ensino Fundamental Estadual de Paranatinga-Mt, com o objetivo de demonstrar de forma prática aos alunos, soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar e refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o futuro do planeta Terra. O projeto será desenvolvido a partir da coleta de água proveniente do gotejamento dos aparelhos de ar condicionado instalado nas salas de aula, sendo esta água armazenada e utilizada para finalidades diversas como: regar o jardim da escola, lavar panos de limpeza e calçadas.

Introdução

O desenvolvimento sustentável é definido como sendo o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

A água é o fluxo, movimento, circulação. Ela se infiltra no ar, na terra, na agricultura, nas indústrias, nas casas, nos edifícios, em nosso próprio corpo. Por ela e com ela flui a vida e, assim, os seres vivos se relacionam com a água (PORTO-GONÇALVES, 2004).

Dentro desta perspectiva, o uso racional da água pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que a procura por tecnologia de reaproveitamento da água tem crescido nos últimos anos.

O presente projeto será desenvolvido na escola, com o objetivo de apresentar aos alunos soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar e refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o futuro do planeta Terra.

Métodos

O local de desenvolvimento do projeto de coleta de água dos aparelhos de ar condicionado situado no município de Paranatinga-Mt. Na contratação da empresa para a instalação dos aparelhos, foi determinada a disposição das unidades condensadoras, na parede externa de cada sala de aula. Esta

unidade condensadora é a responsável por mudar o estado do refrigerante de gasoso para líquido.

A disposição das unidades condensadoras facilitará a conexão de todos os aparelhos, que foram alinhados para a coleta de água da unidade evaporadora (instalada na parte interna do ambiente) que corresponde ao aparelho na qual sai o ar com a temperatura programada, sendo responsável por absorver o calor que se desloca até o condensador pela força do compressor.

As tubulações de PVC serão conectadas na saída de cada mangueira de dreno, para garantir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com