TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Toque De Classico

Artigos Científicos: Um Toque De Classico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

4) A ciência e a filosofia são duas áreas bem diferentes, com diversas características próprias. Podemos associar a ciência a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos, isto é, ciência é o sistema de obter conhecimento com base em um método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento obtido por meio de tais pesquisas. Vale citar que a ciência é o esforço para desvendar e elevar o conhecimento humano de como o Universo realmente funciona. E pode referir-se à investigação ou o estudo racional do Universo, relacionados à descoberta da verdade e/ou realidade universais e ao corpo organizado de conhecimentos obtidos por tais pesquisas ou estudos. Podemos definir a ciência como algo único, ou seja, se um corpo do saber é feito diante dos rigores do método científico, este é ciência, do contrário, bastando para isto transcender em qualquer local o método científico, não o é.

A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem. Quando abordamos estes problemas, saiba que a filosofia se distingue da religião e da mitologia pela sua ênfase e o seu foco em diversos argumentos racionais. A filosofia se diferencia das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos em suas investigações. Vale ressaltar que entre os seus métodos estão a argumentação lógica, as experiências de pensamento, a análise conceptual, além de diversos outros métodos a priori.

É interessante citar que no século XX, a filosofia se tornou uma disciplina profissionalizada das universidades, similar às outras disciplinas acadêmicas. Dessa forma, ainda se tornou menos geral e mais especializada. Saiba que por motivos de conveniência e especialização, agrupamos os problemas filosóficos em subáreas temáticas, como a epistemologia, a metafísica, a estética, a lógica, a ética, e a filosofia política.

5) Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estado’’.

Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

Na Antiguidade grega e romana (principalmente na primeira), discutia-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (Platão, com sua obra A república). Mas o que se tornou célebre, por tornar-se a teorização da prática política grega, em particular de Atenas, foi o tema do bem comum (Aristóteles), representado pelo homem político, compreendido como o cidadão habitante da pólis, o homem politikós que opinando e reunindo-se livremente na ágora, junto a seus pares, discute e delibera acerca das leis e das estruturas da sociedade. O homem político teria o seu espaço de atuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe (tese retomada no século XVI por Maquiavel).

Desde fins da Idade Média, a Filosofia Política e os pensadores tratam das mais variadas questões sobre a legitimação e a justificação do Estado e do governo.

Temos que política é a arte ou a ciência, o estudo; filosofia política é a investigação crítica e racional que ocorre, portanto, no mundo das ideias, sem que haja, necessariamente, uma aplicação prática.

Apesar de ser possível fazer a distinção, é inegável que muitos assuntos poderão ser tratados tanto por um quanto por outro aspecto.

7) Teoria geral do estado (TGE) é a disciplina que estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo. Essa teoria sistematiza conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, geográficos, antropológicos, econômicos e psicológicos. Ela corresponde à parte geral do Direito Constitucional e é a base do ramo do Direito Público. Busca o aperfeiçoamento do Estado, concebendo-o, ao mesmo tempo, como um fato social e uma ordem, que procura atingir os seus fins com eficácia e com justiça.

A TGE pode ser abordada sob múltiplos aspectos. Dalmo Dallari agrupa esses muitos enfoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com