TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise Sobre O Documentário Lixo Extraordinário.

Exames: Uma Análise Sobre O Documentário Lixo Extraordinário.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.925 Visualizações

Página 1 de 3

a) A partir do filme (documentário) Lixo Extraordinário do diretor Lucy Walker, desenvolva uma resenha que englobe comunicação de massa, sociedade e tecnologia – no mínimo 35 linhas e máximo 45. Vários elementos estão também imbricados em questão cultural e mercado de trabalho, porque este filme foi trabalhado de agosto de 2007 a maio de 2009.

b) Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. La, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

O artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz, se notabilizou por criar imagens impressionantes a partir de materiais sólidos (e geralmente orgânicos) dispostos no chão e fotografados do alto – uma abordagem intrigante que o alçou ao patamar dos mais respeitados artistas da cena contemporânea. No filme Lixo Extraordinário ele aparece com a idéia de criar uma exposição a partir do lixo, focando também os catadores e com a idéia de tentar mudar a vida deles.

Ele deixa seus estúdios nos EUA e vem conhecer de perto como é a vida dos catadores; aos poucos conhece alguns deles e diz o que pretende. Através de diálogos, ele ganha a confiança daquela sociedade, e expõe seu propósito, quer transformar o lixo — a matéria prima e de sobrevivência daqueles trabalhadores — em arte, mas com a parceria e colaboração deles. E assim é feito. Para expor no mundo cinematográfico, na mídia para o mundo poder conhecer esse mundo mais de perto.

No Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Lixo Extraordinário Vik Muniz leva o espectador no universo daquelas pessoas que, competindo com os urubus e enfrentando o mau cheiro e a sujeira, ganham a vida catando o material reciclável descartado pela sociedade, numa imagem já explorada por documentários como Ilha das Flores, Estamira e o egípcio Sonhos no Lixo. No entanto, a diferença é que, aqui, os cineastas acompanham também o processo criativo de um artista em seu auge enquanto este busca conhecer aquelas pessoas e conceber um novo tema a partir daquele material, o que inevitavelmente confere também um importantíssimo caráter de comentário social ao filme.

O que era para ser um documentário sobre a vida no lixo, se transformou em uma obra de arte, com as pessoas que ele fotografou e juntamente com a dedicação e ajuda dos catadores fez obras de artes maravilhosas, que repercutiram o mundo. O mais interessante é que a tecnologia usada foi a dos produtores, porque por parte dos catadores foi tudo manualmente, cada objeto, imagem catada para fazer as obras.

O que mais surpreende é constatar a natureza alegre daqueles indivíduos, que, mesmo levando uma existência que o resto da população provavelmente consideraria como o “fundo do poço”, abraçam com orgulho a profissão que, afinal de contas, é responsável por alimentar suas famílias, mas há também aqueles indivíduos que tem vergonha de catarem o lixo, que foi rejeitado por muitas pessoas e trabalham ali por necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com