TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Questão de ética

Artigo: Uma Questão de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Uma Questão de ética

A desigualdade social persiste e agrava-se no Brasil enquanto vêm se multiplicando denuncias de corrupção que , aliadas aa sensação de impunidade estão escandalizando cada vez mais a sociedade.

A ética não se confunde com a moral.A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião,uma certa tradição cultural ect.

Também é verdade que a ética não garante o processo moral da humanidade.

A falta de ética mais prejudica quem tem menos poder, a transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças.

A falta de e a quebra ética ameaça todos os setores e aspectos da vida e da cultura de um país.A ética deve fundar-se no bem comum, no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos.

Um código de ética é um acordo explicito entre os membros de um grupo social, uma categoria profissional,um partido político,uma associação civil ect.

O processo de produção de um código de ética deve ser mesmo já um exercício de ética,caso contrário nunca passara de um simples código moral defensivo de uma corporação.

Falar de ética é falar de convivência humana,são os problemas da convivência humana que geram o problema da ética.

A moral tradicional do liberalismo econômico e político acostumou-se a pensar que o campo da ética é o campo exclusivo das vontades e do livre arbítrio de cada individuo.

A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade e enquanto tal, conserva os valores dominantes naquela sociedade.

A educação é também uma possibilidade e um impulso á transformação.

O sistema econômico é o fator mais determinante de toda a ordem e desordem social.

A veracidade predatória do sistema econômico vigente o faz enxergar a natureza tão somente como fonte de matérias-primas para a produção de mercadorias.

Política é a ação humana que deve ter por objetivo a realização plena dos direitos e , portanto da cidadania para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com