TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 3

Monografias: Unidade 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade 3

Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Em 12 anos como consultor e mais de 20 trabalhando dentro das empresas, nunca vi nada mais poderoso do que a cultura de uma organização. Ela é capaz de enfeitiçar as pessoas. De transformar empregados em soldados fiéis - kamikazes da batalha empresarial - ou mesmo em zumbis corporativos, sem razão ou emoção. Para consultores e analistas, a cultura empresarial é sempre responsável pelo que acontece de bom e de ruim nas empresas. Ao tentar implementar uma mudança, logo ouvimos: - Não vai dar certo... - Já vi esse filme antes... - Aqui!? Não muda nada... - Com esse chefe que nós temos! Hummm! Comportamentos suficientes para minar os esforços de mudança de qualquer organização. Quando uma mudança dá certo, o mérito é do big boss que teve determinação, coragem e visão. Quando não dá, é a cultura que não permite. (Dermeval Franco, in Guiarh.com.br)

Observa-se, cada vez mais, que as organizações modernas devem ter uma cultura inovadora. Isso significa que: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: e.

A organização está inserida em um ambiente globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, pela qualidade e alianças estratégicas.

Resposta Correta: e.

A organização está inserida em um ambiente globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, pela qualidade e alianças estratégicas.

Feedback da resposta: O mundo moderno exige que as empresas possuam em suas culturas valores como flexibilidade e inovação. Com a emergência do conceito de organizações de aprendizagem, o conceito de culturas fortes passou a sofrer críticas, pois diante do dinamismo dos cenários competitivos contemporâneos, uma cultura forte pode gerar conformismo e rigidez, à medida que as pessoas não se sentem estimuladas a adotar valores, conceitos e prioridades considerados atípicos ou não compartilhados na organização. Se as condições ambientais mudam, a cultura organizacional forte, uma vez associada ao sucesso, pode induzir ao fracasso em virtude da inexistência de mecanismos capazes de perceber a necessidade de mudanças, tais como as promovidas pela globalização, tecnologia e seus impactos.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

Correta A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:

(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro são inputs para a gestão estratégica de pessoas.

(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Estão certos apenas os itens:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

I e II

Resposta Correta: d.

I e II

Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão estratégica de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas mudanças.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

Correta O desafio das empresas na atualidade é a identificação e implantação de técnicas de gestão que favoreçam o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Deste modo, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores. A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, avalie as afirmações.

I. As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.

II. A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

III. A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.

IV A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.

Estão corretas apenas as afirmações:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

I e IV

Resposta Correta: a.

I e IV

Feedback da resposta: É necessário considerar as pessoas como fontes principais de vantagem competitiva, não por simplesmente desempenharem papéis definidos na implantação de estratégias, mas por apresentarem características singulares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com