TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade De Polícia Pacificadora

Trabalho Universitário: Unidade De Polícia Pacificadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)

É um projeto da Secretaria Estadual de Segurança do estado do Rio de Janeiro, que pretende institutir policiais comunitários em favelas como forma de desarticular quadrilhas que , antes controlavam estes territórios.

De acordo com a Secretária Estadual de Segurança, UPP é a "polícia da paz", umas das suas funções é levar a inclusão social à parcela da populção. A experiência da UPP segue o princípio do policiamento comunitário - modelo implantado no EUA , Canadá e países europeus nos anos de 1970 - isto é , uma polícia de proximidade , cuja atuaçãoé baseadana prevenção,diálogo e mediação (em contraposição ao "policiamento tradicional" calcados em políticas repressivas.

Após tantas tentativas frustadas para implantação de um modelo de policiamento que combatasse o tráfico de drogas, surgiu a UPPs. De tantas tentativas falhas, o governo usa de força para tentar sanar o problema urbano, o que gera nestes terriotórios um cenário de guerra com alto custo humano. A populaçoa perde toda a credibilidade nas ações da polícia e do Governo, nutrindo um sentimento de desconfiança e medo.

É nesse cenário que surgem as milícias, em geral composta por policias, ex-policias e militares do corpo de bombeiros, mais um grupo para subjugar essa parcela da população brasileira. Inicialmente, eles justificam sua presença alegando que o território está longe de gaungues do tráfico, e posteriormente abandona essa posição e se coloca como o mais novo mandão, se impondo com ação ostensiva e truculenta, que mantém sua populaçãosob permanente ameaça e sentimento de medo.

Pontos Positivos

Um estudo do Banco Mundial em 2013, mostrou um avanço na vida da população morada das favelas do Rio de Janeiro. Entre os pontos positivos :

• Integração da favela com o resto da cidade está lenta, mas gradualmente se concretiza;

• Liberdade à movimentação dos moradores;

• As crianças estão menos exposta ao tráfico de armas e drogas;

Pontos Negativos

• Problemas de relacionamento entre a polícia e a comunidade;

• Aumento do valor do Imóveis;

• Receio após os jogos Olimpícos de 2016;

A comunidade reconhece os avanços e retrocessos que as UPPs trouxeram, como citado acima é um processo lento, é um território desconhecido. O modelo atual de controle social dos pobres ainda é arcaico, baseado na violencia e não nos direitos civis.Um fato é evidente, temos uma polícia despreparada, e os governantes já deveriam ter pensando e praticado uma reforma na segurança pública das nossas cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com