TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDAS SECAS: PERSPECTIVA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Por:   •  17/4/2015  •  Artigo  •  6.138 Palavras (25 Páginas)  •  4.038 Visualizações

Página 1 de 25

VIDAS SECAS: PERSPECTIVA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Patricia Mustello Correia

patriciamustello@bol.com.br

RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma analogia entre a obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas” e as desigualdades sociais no Brasil. O autor denuncia as relações de poder e de dominação na sociedade rural do semiárido brasileiro, sinalizando para os contrastes sociais que impediam a liberdade e os direitos dos povos. Procura-se, assim, estabelecer inter-relações causais e epistemológicas por meio da crítica social e da linguagem, bem como da comunicação e diálogo, fatores que favorecem a compreensão do contexto histórico da referida obra. Mediante isso, investiga-se: partindo das possíveis interfaces entre a obra literária “Vidas Secas” e as Desigualdades Sociais, de que maneira os dois campos se interagem, considerando-se, para tanto, a dignidade da pessoa humana refletida na linguagem e na comunicação? O objetivo geral do estudo é analisar a maneira de interação entre os fatores de promoção das desigualdades sociais sinalizados na obra de Graciliano Ramos, em especial a linguagem e a comunicação. Tendo como linha de pesquisa as Ciências Sociais, busca-se fundamentar o estudo em pesquisas bibliográficas de autores renomados: em livros, revistas científicas, websites, anais, periódicos, dissertações e teses. Verificou-se que há problemas crônicos de desigualdades sociais no país, que perpassam todas as regiões brasileiras, além do nordeste, tão bem retratadas em Vidas Secas de Graciliano Ramos. A pobreza existe em todos os países e a desigualdade social é um problema estrutural, um fenômeno que ocorre em especial nos países não desenvolvidos.É desencadeado, entre outros motivos, pela má distribuição de renda para a população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde, de segurança e de lazer. Sugere-se que toda a sociedade aprofunde, amplie e atualize seu entendimento e cobre do Poder Público uma utilização adequada de políticas públicas, contribuindo assim, para encontrar soluções para os problemas que atingem a pobreza no Brasil para assim, reverter a condição da opressão e da marginalização. Uma melhor atuação do governo se faz necessário. Ao Brasil, compete o desafio histórico de enfrentar uma herança de injustiça social que exclui significativa parcela da população ao acesso das condições mínimas de dignidade e cidadania.

Palavras - chave: Vidas Secas. Literatura Brasileira. Desigualdade Social. Pobreza.

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem o intuito de fazer uma analogia entre a obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e as desigualdades sociais e regionais no Brasil. A obra datada em1938 traz a história de uma família de retirantes marcada por provações da natureza e da opressão do homem em relação a tanto descaso em busca de sua sobrevivencia, apresentando um contexto que pode lembrar situações atuais no país. O autor sinaliza, em seu livro, contrastes que impedem a liberdade e os direitos básicos de grande parte da sociedade, estes decorrentes da dominação na sociedade rural na região semiárida do Brasil e, das relações de poder existentes, dois fatos que persistem até os dias atuais.

O referido romance caracteriza-se por ser uma ficção no panorama nordestino, publicada na década de 1930, tendo grande semelhança com a realidade e trazendo um olhar voltado ao subdesenvolvimento brasileiro, no que tange a sociedade e a economia. Traz uma visão crítica se analisada do ponto de vista social, bem como apresenta, por meio do regionalismo e da seca do nordeste (fato mundialmente conhecido), a realidade em que o país se encontra e as relações de poder no mesmo. Sendo assim, por meio do regionalismo e da seca do nordeste, a obra lança a seus leitores, a visão de fatores que transformam o homem, tornando-o adequado à sua realidade, na qual o que prevalece é a seca, a miséria e a exploração.

A obra mostra uma grande situação e à evolução da pobreza, que é atribuída às reações causais e epistemológicas. A rica linguagem e a crítica social permitem que o leitor compreenda desde o contexto histórico em que a obra se desenrola até o contexto atual, que o Brasil está permeado de desafios, dentre eles o enfrentamento da injustiça social que exclui significativa parcela da população ao acesso à seus direitos e condições mínimas de cidadania e igualdade.

No que se refere à crítica social, a obra traz um Brasil totalmente desigual, com questões bem descritas, pois Graciliano Ramos explora bastante as características dos personagens apresentando as dimensões individual e social de cada um deles, com riqueza de detalhes e tom crítico, porém de denúncia à pobreza, fome, opressão e falta de habitação. Fabiano e sua família são atingidos por esses elementos e desfavorecidos no que diz respeito à aspectos sociais e discursivos, remetendo à quem lê a obra, a compreensão de que são muitos os “Fabianos” existentes no Brasil, um país tão marcado pelas desigualdades.

Pode-se constatar, ainda, com a leitura da obra literária, que vidas secas não diz respeito apenas à vida dos personagens, mas também às suas palavras e atitudes, uma vez que Fabiano, sua mulher e os dois filhos não conseguem desenvolver comunicação entre si. Sabe-se que a linguagem é compreendida como uma ferramenta de grande importância para a comunicação entre as pessoas é um ator social que proporciona a libertação do homem, porém não faz parte da vida dos personagens de Vidas Secas. A inexistência do discurso interfere nas relações entre os personagens e em suas atitudes, uma vez que sua comunicação se dá em nível tão baixo, tão aquém ao processo de humanização que se constitui como uma ferramenta de opressão sobre Fabiano e sua família, favorecendo opressão emarginalização.

Com base no exposto acima, procura-se investigar o seguinte: considerando as possíveis conexões entre a obra literária “Vidas Secas” e as Desigualdades Sociais no Brasil, como se dá a interação entre estes, considerando a dignidade do ser humano e seu reflexo na linguagem e comunicação?

Desta forma, o objetivo geral deste estudo é analisar a interação entre os fatores que promovem as desigualdades sociais sinalizadas na obra literária de Graciliano Ramos, principalmente em respeito à linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com