TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor educacional do folclore

Artigo: Valor educacional do folclore. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

B) A turma do 2º ano é composta por 23 amigos. A maioria já está compartilhando saberes e aprendizagens desde o ano passado. Este ano alguns colegas novos vieram fazer parte da turma, no inicio foi um pouco difícil, pois não estavam acostumados ao nosso modo de conviver, mas aos poucos tudo foi se ajeitando.

É uma turma extremamente participativa em todas as atividades que lhes são propostas. As famílias também são maravilhosas, apoiando e auxiliando nas atividades escolares.

Todos gostam muito de conversar, mas sabem quais são os momentos para isso. São dedicados nas atividades e gostam muito de desafios.

Realizam sempre o tema e estudam em casa também valorizando o ato de aprender.

Alunos e professora têm uma relação tranquila e harmoniosa, pois se respeitam mutuamente.

C) Folclore – Nossas Lendas

D) O folclore inerente a todas as classes sociais, por suas raízes e tradições, é vivenciado no dia a dia através da linguagem, vocábulos, gestos, alimentação, artesanato, cantos, músicas, brincadeiras, provérbios, técnicas rudimentares, medicina caseira, superstição e outros.

Ao elaborarmos este Projeto,visamos despertar nos alunos o valor educativo do folclore, que possibilita ao educando ensinar com o exemplo de lendas de sua cidade e tradições. O aluno tem condições de aprender o enredo de certos folguedos populares, de estudar personagens, de entoar melodias folclóricas e, a partir daí, compor suas próprias criações. Esse tema é bastante rico para se trabalhar língua portuguesa, explorando a oralidade em suas diversas manifestações e o registro da língua oral.

O tema facilita ainda o trabalho escolar associado com a vida real à medida que é dada atenção à bagagem cultural espontânea que os alunos trazem. È importante que valorizemos a cultura popular, no entanto temos que conhecer o folclore para poder separar aquilo que é a verdadeira sabedoria popular daquilo que é mito, repassando preconceitos contra a mulher, contra o negro, contra a alimentação, etc.

Podemos trabalhar também a emoção através de jogos, brincadeiras de roda, adivinhações, histórias e lendas.

É necessário que os alunos mudem o comportamento na escola, em casa e na sociedade em geral para demonstrar que realmente aprenderam.

E) Despertar no aluno o gosto pela cidade em que mora, o conhecimento dos usos e costumes locais, a preocupação em conhecer o passado cultural de seu povo, propiciando maior interação da escola e na comunidade, favorecendo o desenvolvimento social cognitivo e afetivo.

Distinguir o que é a verdadeira sabedoria popular de ditos e tradições gerados pela ignorância e preconceito;

Enriquecimento do vocabulário dos alunos motivando a produção de textos orais e escritos;

Favorecer a participação e interação entre a turma através de atividades lúdicas; Conhecer as lendas e mitos da nossa região.

F) Linguagem oral e escrita, produção textual, interpretação e leitura, Tabelas e gráficos, Manifestações folclóricas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com