TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veganismo: Uma Filosofia De Vida

Trabalho Universitário: Veganismo: Uma Filosofia De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Veganismo: uma filosofia de vida

Nos últimos anos é crescente a preocupação com o meio ambiente e a forma com que o homem encara a natureza, é comum ouvir nos meios de comunicação assuntos relacionados com consciência ambiental, preocupação com meio ambiente, ética ambiental, consumo sustentável. É neste contexto que surgem grupos ativistas defensores dos direitos dos animais como os veganos.

O veganismo é uma filosofia de vida que tem por principal objetivo a defesa dos direitos dos animais através de educação, conscientização e boicote de empresas que utilizam animais em qualquer parte do processo de fabricação. Portanto sua atuação não se restringe apenas a indústria alimentícia mas se estende a qualquer setor que utilize de sofrimento animal ou degrade o meio ambiente para obter lucro. Atualmente existem em São Paulo duas ONG’s que se auto intitulam veganas, o VEDDAS e o Instituto Nina Rosa, o primeiro com uma abordagem mais radical procura através de manifestações de rua e de denúncia de maus tratos mostrar para a sociedade a realidade a que esses animais são submetidos, já o segundo acredita que somente através da educação é possível mudar os hábitos da sociedade ocidental.

Os veganos afirmam que ao utilizar animais na indústria o homem pratica o que denominam como “especismo”, ou seja, tornam uma espécie superior as outras justificando práticas de tortura com outros seres viventes no planeta. Afirmam ainda que o consumo de carne é o principal causador de desmatamentos, desequilíbrio ambiental por ser insustentável.

Mesmo não formando um grupo fechado, os veganos concordam que a forma com que a sociedade trata o planeta causará sua própria ruina e que é apenas mudando radicalmente o padrão atual de consumo, seja boicotando as empresas que insistem em utilizar animais, seja educando a população, seja pressionando os governos para que criem leis em defesa do meio ambiente que poderão evitar a destruição dos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com