TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida E Filosofia

Ensaios: Vida E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Vida e Filosofia

Desde o início da formação da sociedade, o primeiro grande problema encontrado foi como conviver em grupo, lidando com diferentes ideias, culturas e crenças. Com isso o homem sentiu necessidade de buscar soluções.

Vivemos em um mundo de dias difíceis, onde não conseguimos tempo para nos encontrarmos, deixando os momentos de prazer desvalorizados. Devido à necessidade de uma válvula de escape para tanta pressão, a filosofia vem nos amparar e mostrar um olhar crítico e reflexivo diante dos mais diversos acontecimentos, a palavra filosofia vem do grego que significa “amor à sabedoria”.

Em nosso cotidiano somos colocados em situações como a compreensão da desigualdade social, aceitar uma oferta de emprego movido apenas pelo dinheiro, entender a existência humana e os valores morais que nos cercam. Para entendermos esses problemas, recorremos a “arte do pensar” e percebemos que somente o conhecimento nos faz reaprender a enxergar os conflitos de um mundo turbulento com outros olhos, sentindo empatia pelo próximo, tornando-nos sensíveis aos “problemas alheios” e assim, mudar o meio em que vivemos.

Mas, para que essas mudanças significativas aconteçam, é necessário adquirir sabedoria através do educar, ensinar, do aprender e compreender que a sociedade é composta por diversos personagens, e que somente a educação e o conhecimento adquirido são capazes de realmente nos transformar e alterar a nossa sociedade em nossa volta.

Portanto, é através do método de filosofar que conseguimos encontrar-nos e entender os enigmas que nos cercam. Analisamos nossas atitudes, refletimos o impacto dela no nosso habitat, o porquê de nossa existência, o que queremos e onde podemos chegar através do conhecimento fornecido por ela, a filosofia, que sempre irá nos ajudar e entender a nós mesmos e aos mais diversos assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com