TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertentes Reatualização Serviço Social

Artigos Científicos: Vertentes Reatualização Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  5.417 Visualizações

Página 1 de 2

VERTENTE DE REATUALIZAÇÃ DO CONSERVADORISMO

Entendo que no Serviço Social brasileiro ocorreu a reconceituação em 3 vertentes: Modernizadora; Reatualização do Conservadorismo; Intenção de Ruptura.

Perspectiva Modernizadora trabalhou no esforço para adequar a ação profissional à proposta de desenvolvimento capitalista no Brasil, pós 1964.

Esta perspectiva se compôs de 2 seminários: Araxá (MG) e Teresópolis (RJ), que envolveu densamente a categoria profissional em sua proposta, continuando o acumulo dos anos 50,60. Porém inclui o acervo teórico e filosófico anterior; exclui a critica e a tendência da mudança da Ordem estabelecida. Avança aceitando a ordem social estabelecida, desenvolve-se nos referenciais estruturais funcionalistas americanas, imprime ao Serviço Social um aspecto tecnocrático.

Mantém hegemonia ate 1975, aproximadamente até o inicio da crise da ditadura, porém a perde porque seus elementos mais conservadores, ligados à forma católica, não tem suas perspectivas contempladas nas propostas de reforma.

Reatualização do Conservadorismo, é proposta por parte do segmento mais conservador da profissão e que surgiu da necessidade de romper com os modelos tradicionais do Serviço Social. Tende-se a repor o conservadorismo sobre uma base teórico-metodologica “nova” que repudia os padrões positivos e pensamento critico/dialético marxista.

Deriva do movimento católico da profissão, propõe a renovação do conservadorismo a partir de um esforço teórico mais sofisticado, de inspiração fenomenológica. Existe uma distancia das propostas da profissão para a ditadura, e atribui destacado valor as questões Subjetivas e Abstratas.

Entendo que exista uma ética relacionada à humanização cristã psicológica da “personalidade”, onde se propõe a dar um caráter

cientifico ao Serviço Social, está presente na profissão desde a metade dos anos 70, mas não acende um debate na profissão.

A tendência conservadora presente nestas proposições, embora não seja hegemônica nas reflexões teóricas do Serviço Social contemporâneo, tende a ser revigorada em práticas sociais que, tem um necessário fortalecimento de indivíduos, famílias ou grupo.

Intenção de Ruptura, a ruptura parte da critica aos seguimentos “tradicionais” na profissão, quer romper com o pensamento conservador positivista na profissão e com intervenção conservadora. Tem dificuldades de se colocar na ditadura, recebe influência do Serviços Social reconceituado latino-americano.

Emerge com descrédito da corrente modernizadora, com a proximidade que os Assistentes Sociais fazem dos trabalhadores, classe de onde saem as novas gerações de Assistentes Sociais. Existe uma oposição ao Serviço Social tradicional, mas não consegue elaborar propostas de intervenções.

As principais características desse processo de renovação são:

• Instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no cotidiano profissional.

• Diferentes concepções profissionais – quanto a natureza, formação, objetivos e e praticas no Serviço Social.

• A constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com