TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra o Idoso: O Oposto do Estatuto

Pesquisas Acadêmicas: Violência Contra o Idoso: O Oposto do Estatuto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALVADOR

BACHARELADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

EMANUELA SILVA OLIVEIRA

MÁRCIA CRISTINA TOSTA DOS REIS

TÍTULO DO PROJETO DE TCC

Santo Antônio de Jesus

2014

EMANUELA SILVA OLIVEIRA

MÁRCIA CRISTINA TOSTA DOS REIS

TÍTULO DO PROJETO DE TCC

Projeto de TCC apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão II no Curso de Serviço Social – EAD da Universidade Salvador.

Orientador (a): Profa. Dinsjani Pereira

Santo Antônio de Jesus

2014

SUMÁRIO

1 TEMA 4

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4

4 JUSTIFICATIVA 5

5 OBJETIVOS 7

5.1 OBJETIVO GERAL .......7

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

6 EMBASAMENTO TEÓRICO 8

7 METODOLOGIA 9

7.1 MÉTODO DE ABORDAGEM 9

7.2 TÉCNICAS DE PESQUISA 9

8 CRONOGRAMA 10

REFERÊNCIAS 11

1 TEMA

Violência Contra o Idoso: O Oposto do Estatuto

A escolha do tema se deu devido as constantes observações feitas na sociedade brasileira a respeito da violação dos diretos dos idosos intensificado principalmente pela violência.

Deve-se explicitar o tema escolhido para o desenvolvimento do projeto.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Violação dos direitos dos idosos.

Enfatizar o foco do assunto escolhido para a pesquisa. Deve-se restringir o objeto de pesquisa ao máximo e o apresentar em forma de título.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Apresentar a situação a ser abordada, fixando os limites da pesquisa. Este tópico deve determinar a questão de pesquisa, prioritariamente através de uma pergunta.

Exemplo: Quais os argumentos atualmente utilizados pelo Poder Judiciário brasileiro para deferir ou indeferir pedidos de alvarás judiciais de aborto por anencefalia fetal?

A violência contra o idoso é um crime de acordo com o Art.4 Do Estatuto do idoso relata que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. No entanto, o que se observa, é totalmente o oposto. Diante desta constatação, o que deve ser feito para sanar essa violência e consequentemente fazer valer o estatuto?

4 JUSTIFICATIVA

Trata-se da apresentação, em forma de texto, que demonstra a relevância e atualidade do tema, bem como na motivação para a sua escolha. Devem ser priorizados argumentos científicos e não pessoais que motivaram a escolha do tema. Sugere-se apresentar aqui, se houver problemas práticos que demonstrem a relevância do tema. Lembre que um bom texto de justificativa do projeto será utilizado como parte da introdução da monografia em TCCII. Sugere-se a justificativa redigida entre 2 e 4 páginas.

Para iniciar esse estudo é necessário contextualizar a violência contra a pessoa idosa. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o tema violência contra os idosos e o que faz com que o estatuto não seja cumprido já que a violação desses direitos está previsto no Art.4 do Estatuto do idoso onde diz que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. No entanto, o que se observa, é totalmente o oposto. A violência contra os idosos é um acontecimento que tem se agravado gradativamente evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial, e essa violência geralmente tem uma grande afinidade com o poder exercido pelos mais jovens sobre este.

Ao abordar o tema violência contra o idoso, entender que é o avesso dos direitos consagrados do Estatuto da Pessoa Idosa,

Por isso, os parâmetros dessa discussão são a cidadania, a saúde pública, a promoção da saúde e qualidade de vida. Desta forma, quando falamos de violência referimo-nos ações e omissões que contrariam os direitos e a incapacidade dos países em garantir uma vida digna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com