TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência doméstica para crianças e adolescentes

Projeto de pesquisa: Violência doméstica para crianças e adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

Introdução..........................................................................................pag.04

Delimitação e formulação do problema.............................................pag.05

Objetivo geral.....................................................................................pag06

Objetivos específicos..........................................................................pag06

Justificativa.........................................................................................pag06

Metodologia........................................................................................pag07

Revisão Bibliográfica..........................................................................pag07

Cronograma de pesquisa ..................................................................pag08

Orçamento do projeto de pesquisa ...................................................pag09

Resultados esperados........................................................................pag09

Referencias ........................................................................................pag10

INDRODUÇÃO

Neste projeto, “Violência Doméstica a Crianças e Adolescentes”, pois é um dos problemas que tem atingido grande parte das nossas crianças e adolescentes..

Será abordada a violência doméstica praticada por pais ou responsáveis, o que se constatará muito comum no Brasil.

Ainda será analisada a influência cultural quanto ao hábito da aplicação das repreensões nas crianças e adolescentes.

Iremos observar ainda que a violência doméstica consiste num fenômeno de imensa amplitude que se faz presente em todas as classes sociais, se manifestando na forma de violência física, sexual, psicológica e negligência,a reeducação dos responsáveis, observando a conjuntura de fatores sociais em que o assistente social poderá se inserir na busca de mudanças, deste atual diagnóstico de violência infantil.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A história da infância é um pesadelo do qual recentemente começamos a despertar. Quanto mais atrás regressamos na História, mais reduzido o nível de cuidados com as crianças, maior a probabilidade de que houvessem sido assassinadas, aterrorizadas e abusadas sexualmente.

Contudo, as vitimas desta violência, podem se isolar tornarem se agressivas, ou também ficar com danos psicológicos ao longo de toda sua vida, alguns agressores chegam a amarrar as crianças com cordas ou correntes e espancá-los com objetos como, vassoura, cintos... Ainda há casos de extrema crueldade, de verdadeiro sadismo, como queimaduras com pontas de cigarro, água fervendo, privação de comida e água, tortura.

Sendo assim essas agressões são covardemente prevalecidas da maior força física dos pais, padrastos, irmãos, primos,vizinhos ...resultando em severos traumatismos, que são os casos onde adultos batem com a cabeça da criança ou as atiram contra a parede. Muitas vezes essas atrocidades levam à morte.

doméstica em suas variáveis definições:

Questões históricas relacionadas ao lugar, auferido pela cultura à criança na sociedade e na família; Questões econômicas e sociais como proveniência de segmentos sociais desfavorecidos e situações associadas como analfabetismo, marginalidade e desemprego; Questões relacionadas à desigualdade, dominação de gênero e relação de poder entre gerações; Proveniência de ambientes normalmente conflituosos com presença de problemas psíquicos tais como depressão, alcoolismo e outros tipos de drogas; Falta de sensibilidade social, isolamento e suporte social inadequado; .

A violência e assustadora, iremos perceber diante destes dados que, a sociedade está muito mais alerta e mais atuante diante de casos de abusos e de violência contra crianças e adolescentes, o que é um fator muito positivo no País nos últimos anos, as pessoas estão se preocupando mais, denunciando mais, e sendo menos omissas, aos problemas que muitas vezes está na casa ao lado.

OBJETIVOGERAL

Pesquisar a história da violência domestica nas famílias. Analisar e entender o que leva a violência doméstica ao seio intrafamiliar tomando ciência dos efeitos e consequências físicas e emocionais provocados pela violência doméstica contra crianças e adolescentes.

OBJETIVOSESPECÍFICOS

Realizar pesquisa sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes. Entender quais os aspectos psicológicos e sociais, e quais as razões que levam os agressores agirem de forma tão violenta contra estas crianças.

Identificar os efeitos emocionais relacionados a este tipo de violência.

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa justifica-se em razão de conhecer problemas que muitas vezes ficam escondidos dentro das famílias; que sofrem com a violência doméstica a crianças e adolescentes, bem como relatar lesões físicas e emocionais causados por essa violência, analisando e entendendo o que se passa nestas famílias para serem vítimas desse extremo e doloroso mau, que infelizmente se torna cada dia mais comum em todos os tipos de classes.

constatando a violência contra crianças e adolescentes, que não pode ser tratado como um problema que diz respeito somente às famílias das vitimas, e a sociedade entendendo assim.seja um problema de cunho social e de grande dimensão, acreditando que a estrutura familiar muitas vezes por estar fragilizada acaba se tornado um espaço onde algumas violações de direito acontecem.

METODOLOGIA

Este projeto é baseado em pesquisas, levantamento bibliográfico da literatura específica relacionado à violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com