TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Geral Sobre Classes

Exames: Visão Geral Sobre Classes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

No inicio dos tempos, os humanos se relacionavam apenas entre os membros de seus próprias aldeias devido ao contanto escasso entre outros povos, e assim adquiriram um espirito de unidade, seu mundo era aquele, tudo o que existia estava ali, ao seu redor, em cada aldeia existia uma cultura diferente, uma maneira de se viver, enfim, modos distintos de se enxergar a vida.

Com a intensificação das migrações, do desenvolvimento da capacidade de se locomover e da busca por novas terras, as tribos ate então predominantes entre si enfrentaram o choque cultural, causando conflitos ideológicos e étnicos. Povos diferentes passaram a ocupar o mesmo espaço, sendo uns dominantes e imponentes, forçando os povos dominados a aceitar uma cultura totalmente estranha, surgindo assim a desigualdade social, o preconceito e a miscigenação de costumes, credos e etnias, heranças sociais remanescentes até os dias de hoje, visto pelo intenso domínio de raças, seja no mercado de trabalho, nas relações sociais ou ate mesmo pelas condições de vida, saúde e lazer.

Embora estudiosos como Fraz Boar ressaltem não existir culturas superiores e inferiores, definindo o chamado relativismo cultural, o mundo não se vê igualitário como a teoria diz. O mundo moderno separa as classes, a busca por posses e pelo lucro acentua ainda mais a diferença social. A cultura capitalista dominou praticamente todo o planeta, o capital não gira de maneira homogênea entre os povos, países como EUA e china absorvem grandes capitais enquanto na áfrica países(antigas colônias dominadas por europeus) sofrem com a falta de agua e de comida.

Um dos povos que mais sofre com tal situação, é o povo indígena, que no Brasil, em pouco mais de 500 anos de exploração e dominação portuguesa, se vê totalmente dominada, com uma carga cultural baixíssima se comparado com séculos atrás, tendo q se abdicar etnicamente para se adentrar as grandes metropoles em busca de condições dignas de vida. Reflexo da chegada europeia ao Brasil, muitos índios foram mortos, adquiriram doenças que varreram aldeias, foram catequisados, escravizados e perderam sua identidade. Atualmente, a comunidade indígena no Brasil sobrevive graças a fundações de proteção e de ações governamentais.

Alem dos indígenas, os afrodescendentes foram outra raça bastante dominada durante a história. Tendo suas terras dominadas por europeus, os negros também se tornaram escravos, ainda mais cruelmente, foram trazidos para trabalhar nas colônias e eram considerados objetos pelos senhores brancos. Sua cultura se limitou apenas a pequenas comunidades, sendo incorporados pela cultura do povo branco. No brasil existem dados comprovados da desigualdade com negros. Seus salários tem media menor, o índice de analfabetismo é maior entre afrodescendentes, negros estudam menos, tem menor qualidade de vida e lazer, precisam de muito mais luta para alcançar os mesmos patamares oferecidos para os brancos. Resumindo, o Brasil ainda sim é um país injusto.

Tentando reparar a desigualdade de oportunidades entre os povos, o governo brasileiro cria ações afirmativas, ou seja, busca de alguma forma compensar negros e indígenas para que haja chances iguais entre todos para se alcançar boas condições de vida. A intenção é fazer com que o poder econômico, o bem estar e as condições de vida seja dependente exclusivamente do esforço de cada um, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com