TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do livro "Cultura da Convergência"

Resenha: Visão geral do livro "Cultura da Convergência". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

A produção de conteúdo nunca mais será a mesma.

"Cultura da Convergência" me impressionou bastante e com certeza vai mudar para sempre a visão de quem ler o livro sobre a revolução digital e nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.

Vivemos um momento que é fundamental compreendermos o novo mundo sob a ótica da convergência, na qual as as velhas e as novas mídias parecem entrar em rota de colisão. "Cultura da Convergência" nos ajuda a decodificar os novos tempos.

O autor é um dos mais respeitados pensadores das mídias nos Estados Unidos, e nos trás uma profunda investigação em torno das novas mídias, mostrando as transformações culturais à medida que elas convergem.

O livro procurou documentar um momento de transição durante o qual pelo menos alguns segmentos do público aprenderam o que significa viver numa cultura de convergência. O livro demonstra que esta cultura está possibilitando novas formas de participação e colaboração.

Henry Jenkins nos trás esta análise de cenário e as possibilidades de tendência de uma forma bastante coloquial e divertida. Ele nos introduz ao mundo da convergência através de estudos de caso interessantíssimos. Ele nos leva ao mundo secreto dos spoilers de Survivor, nos introduz aos jovens fãs de Harry Potter e nos mostra como fenômeno Matrix levou a narrativa ficcional a novos patamares.

O que mais me fez gostar da obra foi a falta do tom apocalíptico do autor. Ele não prevê o fim das instituições dos meios de comunicação de massa, em vez disso, tenta apontar o potencial democrático, entre as velhas e as novas mídia, encontrado em algumas tendências culturais contemporâneas. Ao contrário de outros estudiosos de tendências da nova era, ele afirma que não há nada de inevitável no resultado. Tudo está ao alcance de todos. Eu gosto disso.

Cultura da Convergência é uma plataforma sobre a qual construiremos durante vários anos. Além disso o livro é leve, divertido, surpreendente e espirituoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com