TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEBER_objetividade (Ação Social, Classes E Dominação Em Weber)

Ensaios: WEBER_objetividade (Ação Social, Classes E Dominação Em Weber). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Explique e diferencie: 1) os quatro tipos de ação social. 2) classes, estamentos e partidos. 3) os três tipos de dominação.

1. Ação racional com relação a fins: pautadas apenas por um cálculo racional. É toda aquela que leva em conta um conjunto de necessidades a atender, quaisquer que sejam. Visa atingir determinados fins utilizando os meios mais adequados.

Ação racional com relação a valores: ações sustentadas numa ética dos fins últimos (a que faz do valor um fim em si mesmo). O agente elabora conscientemente os pontos de direção últimos da atividade e se orienta segundo estes sem desrespeitar seus valores. O significado da ação não se encontra em seu resultado ou em suas consequências, mas no desenrolar da própria conduta.

Ação Afetiva: ações orientadas se pelos sentimentos das pessoas que as realizam. O agente é inspirado em suas ações emotivas. Ações desse tipo podem ter resultados não pretendidos, desastrosos ou magníficos.

Ação Tradicional: ações em que o agente age função de hábitos e costumes arraigados, ou como sempre se fez em reação a estímulos habituais.

2. Classe: pessoas que têm a mesma posição no que se refere à propriedade de bens ou de habitações encontram-se numa determinada situação de classe. Assim, as ações vão ter a sua racionalidade e o seu significado definidos pelo mercado.

Estamento (ou grupo de status): é uma qualificação em função de honras sociais ou da falta destas, sendo condicionado principalmente, bem como expresso, através de um estilo de vida específico. Assim, as ações são definidas segundo as normas estamentais do grupo.

Partido: é uma organização que luta especificamente pelo domínio embora só adquira caráter político se puder lançar mão da coação física de sua ameaça. Tem por finalidade influir sobre aparato de comunidades que têm uma ordem racional e um aparato pessoal dispostos a assegurá-la, com propósito de ocupar tal aparato com seus seguidores. As ações são tipicamente racionais.

3. Tradicional: do “ontem eterno”, reconhecimento imaginavelmente antigo e da orientação habitual para o conformismo. Exercido pelo patriarca.

Carismático: do dom da graça extraordinário e pessoal, da liderança individual. Exercido pelo governo plebiscitário.

Legalidade: em virtude da fé na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada em regras racional criadas. Exercido pelo moderno servidor do Estado e por todos portadores de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com