TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Welfare State: Estado Do Bem-estar Social

Casos: Welfare State: Estado Do Bem-estar Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Welfare State: Estado do Bem-estar social

O Estado do Bem-estar social (Welfare State) é uma forma de organização econômica e política, onde o Estado assume a responsabilidade de defender e proteger a sociedade, assim como organizar a economia agindo como regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país.

Nesse processo o Estado conta com a parceria de sindicatos e empresas privadas.

Tendo a sua origem na Grande Depressão ocorrida em 1929, o Welfare State foi ganhando força com a ampliação do conceito de cidadania e fim dos governos totalitários (Europa Ocidental).

Teve em seus princípios a garantia de direitos indissociáveis como a educação em todos os níveis, assistência médica gratuita, auxílio ao desempregado, garantia de uma renda mínima e recursos adicionais para a criação dos filhos, caracterizando assim a sua denominação.

É importante esclarecer, no entanto, que todos esses serviços assistenciais são de caráter público e reconhecido como direitos sociais. Partindo dessa premissa pode-se afirmar que o que distingue o Estado do Bem-estar de outros tipos de Estado Assistencial não é tanto a intervenção estatal na economia e nas condições de vida da população, mas o fato dos serviços prestados serem considerados direitos dos cidadãos.

Essa organização político-social teve sua origem intimamente relacionada com o processo de industrialização e os problemas gerados a partir dele após a Segunda guerra Mundial, alcançando seu auge na década de 1960 e desestruturando-se no transcurso dos anos 70.

Devido a essa desestruturação, a crise do Welfare State esteve diretamente ligada à relação não harmoniosa entre os gastos públicos e o crescimento econômico capitalista com ênfase na crise fiscal, gerando desentendimentos entre “capital e trabalho”.

No Brasil essa intervenção estatal na economia nacional teve início na década de 30 com o governo Getúlio Vargas e auge no período da Ditadura Militar correspondente entre os anos de 1964 a 1985.

Os governos democráticos que se sucederam a partir de 1985 adotaram inúmeras políticas neoliberais, ocasionando inúmeras privatizações de empresas estatais que juntamente com o debate em torno da reforma da previdência social torna-se o centro da política de desmonte do Estado do Bem-estar social brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com