TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O WELFARE STATE OU O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

Por:   •  1/11/2015  •  Dissertação  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS[pic 1]

CURSO DE FILOSOFIA

WILSON NOGUEIRA DOS SANTOS

ATIVIDADE 1.1: TAREFA

LAVRAS – MG

2015

WILSON NOGUEIRA DOS SANTOS

ATIVIDADE 1.1: TAREFA

Trabalho de dissertação apresentado a Professora Formadora Julia Moretto Amâncio e a tutora Andrea de Fátima Torres em cumprimento as exigências da disciplina Seminários Temáticos II do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), modalidade à distância. 

                                                                   

                                 

LAVRAS – MG

2015

O WELFARE STATE OU O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

O Welfare State ou o Estado de Bem-estar social se resume basicamente em uma estrutura organizacional e/ou sistema político e econômico que visa, de acordo com o que a própria tradução sugere, em um conjunto de ações promovidas pelo Estado, que tem como dever proteger e defender o status social e organizador da economia e surgiu nos países europeus devido à expansão do capitalismo após a Revolução Industrial e o Movimento de um Estado Nacional que tinha como objetivo a democracia.

De acordo com Santos (2012), o Estado de Bem-estar social resultou de um compromisso em resposta a um período de muitas lutas sociais violentas e guerras avassaladoras, além de grandes crises econômicas muito graves que culminaram em um acordo histórico entre as classes trabalhadoras e os detentores do capital com vistas em fortalecer o mercado, que era o único meio para superar a desigualdade.

O Welfare State como sistema de política social buscou formas que viabilizasse historicamente a proteção social das classes dominadas ao mesmo tempo em que garantiria os interesses da classe dominante, o que de certa forma acabou por favorecer o surgimento da democracia de massas. Todo esse processo pode ser facilmente percebido de três formas distintas:

  1. O “Estado de Bem-Estar Social Liberal” que visa a assistência aos comprovadamente pobres, e que esta possui regras muito restritivas para habilitação aos benefícios e muitas vezes associadas ao estigma;
  2. O “Estado de Bem-Estar Social Conservador e Fortemente Corporativista" em que predomina a preservação das diferenças de status e, dessa forma, os direitos aparecem ligados à classe e ao status e, é o Estado o responsável pela manutenção das diferenças de status predominando a redistribuição desprezível;
  3. O “Estado de Bem-Estar-Social-Democrata", em que o universalismo e a desmercantilização atingem amplamente a classe média e "onde todos os segmentos sociais são incorporados a um sistema universal de seguros no qual todos são simultaneamente beneficiários, dependentes e, em princípio, pagadores" (KORNIS, 1994).

Historicamente, o principal foco do Estado de Bem-Estar Social era garantir os serviços sociais, e estes surgiram para amenizar as dificuldades individuais, visando garantir a sobrevivência das sociedades, o que era feito através da garantia de renda mínima às famílias, da garantia as famílias a assistência na doença e na velhice e assegurar a todos os cidadãos qualidade nos serviços sociais.

Por último, é preciso ainda ressaltar que para os neomarxistas a política social desenvolvida nesse período resultou do desenvolvimento capitalista, política essa, considerada indispensável para garantir a acumulação do capital, bem como para regular os conflitos das classes. Ela é vista como parte do próprio desenvolvimento econômico, considerando a ameaça que esse processo representa para a reprodução da força de trabalho a partir da excessiva exploração capitalista. Nessa visão neomarxistas, as transformações estruturais da sociedade estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das políticas sociais com o processo político da luta de classes que o próprio Estado promove, e segundo afirma Amancio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (327 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com