TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xenofobia da violência

Seminário: Xenofobia da violência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Seminário  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

Xenófobia - Junção de "Xeno" que se relaciona com a formação de palavras que exprimem uma ideia de estrangeiro ou estranho e "Fobia" que se relaciona ao medo psicológico, impossível de se conter.

É um sentimento de medo ou profunda antipatia que se tem em relação a individuos estrangeiros/estranhos, um sentimento de desconfiança que se tem em relação a pessoas que nos são estranhas e pode manifestar-se através de várias formas, envolvendo as relações e percepções do endogrupo em relação ao exogrupo, incluindo um sentimento de medo e de perda de identidade, possivelmente acrescenta a isto um desejo de agressão e vontade de eliminar a sua presença para garatir uma suposta pureza.

Este problema social não só tem como alvo pessoas de outros países assim como individuos que possuam outras culturas, sistemas de crenças ou então caracteristicas físicas diferentes. O possuir um medo do desconhecido pode fazer com que se sinta uma aversão ou ódio, originando preconceitos. É importante referir, que nem todos os preconceitos são causados por este problema social. Há quem refira que este problema social é manifestado de uma forma excessiva e descontrolada poderá ser considerado um distúrbio psiquiátrico.

Diferença entre Xenofobia e Racismo possuem significados diferentes, contudo, diferenciam-se pela discriminação social e pelo medo ao desconhecido, repectivamente. Ambos são dos maiores problemas sociais do mundo contemporâneo, e podem conter outros problemas, como é o caso do terrorismo, as guerras, a fome, a poluição, indirectamente.

Xenofobia na Europa - A presença deste problema social na Europa é bastante comum, principalmente em países onde exista um grande fluxo de imigração/emigração, como é o caso da Inglaterra e Suiça. Em Portugal existem casos onde portugueses apresentam sentimentos xenófobos em relação a angolanos, cabo verdianos ou até brasileiros.

Xenofobia e Racismo " Uma Ligação" - Estes dois problemas sociais são dois conceitos que possuem muitas diferenças um do outro mas que por vezes se traduzem em atitudes semelhantes em termos de discriminação em relação a um individuo. No caso da Xenofobia, esta, está direcionada para alguém que vem de outro país (ainda que seja da mesma raça). Agora, por outro lado, o racismo é uma discriminação que se tem e que é fundamentada na raça da pessoa em questão, ainda que esta seja do mesmo país.

Xenofobia e Preconceitos - Esta palavra é associada a uma aversão que se tem a outras raças e culturas, mas é também de um certo modo associada à fobia que se tem em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais um individuo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato ou evita faze-lo. Atitudes xenofobicas vão desde o impedir uma imigração de estrangeiros ou pessoas pertencentes a outras culturas e etnias, consideradas então como ameaça, até à defesa do exterminio de grupos que apresentem diferenças. Devido a esta razão, a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos etnicos ou ligados a nacionalidades. Estereótipos pejorativos de grupos minoritários como por exemplo: Muçulmanos são indivuos violentos, asiáticos são individuos sujos, Africanos são individuos menos inteligentes, os europeus do norte são superiores aos do sul, etc... e conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com