TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA

Ensaio: ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Ensaio  •  7.951 Palavras (32 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 32

1) Qual a definição de ética, segundo o dicionário Aurélio?

R: Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

2) Como estudante do Curso Técnico em Segurança do Trabalho você merece parabéns pela escolha do curso. Tal como os médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e tantos outros profissionais, a sociedade como um todo, depende muito de trabalho como o que você vai realizar.

a) Aponte duas tarefas ou atividades que um Técnico em Segurança do Trabalho, desenvolve numa empresa.

R: Orientar e acompanhar os trabalhos de Segurança do Trabalho na empresa.

b) Explique porque em um curso em que se formam Técnicos Em Segurança do Trabalho, é importante a presença da disciplina de Ética.

R: Muitas vezes um TST se vê em situações onde, falar ou não falar sobre ALGO, é questão de sobrevivência até para a empresa. Em outras oportunidades a ética aparece entre os próprios profissionais.

3) leia a definição de Alonso Lopes Castrucci para Ética:

“Ética, é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade.”

A interpretação correta da explicação acima, nos permite dizer que a definição é:

a) ( ) Falsa - Porque em ética não existe bem nem mal, certo nem errado - Tudo depende da pessoa.

b) ( X ) Correta – Porque só o homem pode decidir livremente sobre suas ações e assim buscar sua felicidade.

c) ( ) Falsa – Pois, a ética não se volta para a felicidade e sim para o sacrifício de todos.

d) ( ) Correta – Pois todos os cientistas são seres humanos e por isso, são éticos

4) pelos estudos da Ética, concluímos que vários atributos comportamentais e emocionais diferenciam os homens dos demais animais. Apesar de basear-se em bons sentimentos e possibilidades, o senso ético humano advém sobretudo dos atributos de:

a) ( ) Humildade e dedicação

b) ( ) coragem e esperança

c) ( ) Inteligência e razão

d) ( X ) fé e amor ao próximo

5) Assinale a única alternativa que traz de forma ERRADA, informações acerca dos dilemas éticos:

a) ( ) Dilema é uma situação que exige decisão entre duas preposições, ambas difíceis ou inconvenientes, o que gera dificuldade para decidir.

b) (X) Num Dilema de Destinatários, encontra-se uma pessoa que tenha que decidir entre a quem vacinar de determinada doença, quando o número de vacinas não é suficiente para aplicação em todos.

c) ( ) Receber ou não, uma doação de dinheiro roubado frente a uma grande necessidade financeira, é um exemplo de dilema do meios.

d) ( ) As pessoas que estudam e tem religião, nunca ficam divididas em dilemas de qualquer espécie porque sempre sabem o que desejam, e o que é certo e o que é errado.

6) Leia com atenção os trechos abaixo:

I – Joel é funcionário da FUNAI (Fundação Nacional de Assistência ao Índio) e trabalha na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, notou que os índios camaiurás estavam envenenando o bebê de uma índia que estava aos prantos. Como os índios camaiurás acreditam que gêmeos trazem maldição, um deles já havia sido assassinado quando Joel não se conteve e interveio pegando o outro e levando- o consigo. A FUNAI o transferiu de área de trabalho, e Joel foi duramente criticado por ter deixado de cumprir seu dever de protetor da cultura indígena.

( )Ética da Convicção (X) Ética de Responsabilidade

II- Mariana, enfermeira do posto de saúde de um bairro popular, recebeu a incumbência de vacinar todas as pessoas do bairro contra sarampo, ante um surto recente na localidade. Após dar inicio à vacinação foi informada de que o número de vacinas seria insuficiente para todos. Apesar de entender que todos têm direito à vacina, ante este fato, decide que só vacinará as crianças bem pequenas e os idosos. Mariana está sendo muito criticada por várias pessoas, mas decide levar sua decisão até o fim.

( X)Ética da Convicção ( ) Ética da Responsabilidade

7) Quais os termos gregos dos quais é derivada a palavra ética e quais os seus significados?

R: A palavra "ética" vem do grego (ethikos), e significa aquilo que pertence ao (ethos), que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter.”

8) Qual o conceito de Moral?

R: É a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural.

9) Segundo Jean Piaget, em quantos e quais são as etapas de formação de nossa consciência moral?

R: 4 etapas

1º Etapa – Anomia 2º Etapa – Heteronomia 3º Etapa – Socionomia 4° Etapa - Autonomia

10) Discorra sobre a etapa denominada ANOMIA

R: Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado.

11) Sabendo que a Moral varia de acordo com o tempo e a sociedade, como se classifica a ética?

R: A Ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com outras relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

12) MORAL são todos os valores específicos de uma determinada sociedade/cultura

ÉTICA são valores universais para boa convivência entre quais quer seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com