TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Prática ou simplesmente o conceito ou a soma desses dois?

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Prática ou simplesmente o conceito ou a soma desses dois?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: uma prática ou apenas conceito ou a soma dos dois?

Gerisval Alves Pessoa

Núbia Cristina

RESUMO

Aborda o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) diante do contexto ético e responsável. Enfoca a importância de coerência entre ação e discurso, enfatizando a sua prática nas organizações. Trata de uma pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico, pois descreve o conceito atual da responsabilidade social empresarial e o papel das organizações diante de um cenário no qual a sociedade exige cada vez mais que as organizações exerçam seu papel social de forma ética e transparente das organizações, fundamentado em pesquisa bibliográfica e a sites especializados no tema. Apresenta como principal conclusão a de que as organizações são agentes de desenvolvimento e para serem competitivas as suas gestões devem fundamentar-se em um contexto ético e responsável.

PALAVRAS- CHAVE: Ética e responsabilidade social, organizações, sociedade

1. INTRODUÇÃO

A regra do jogo no novo contexto global de mercado competitivo das empresas está ligada as novas formas, associado a uma evolução da postura das organizações em face à questão social, provocada por acontecimentos sociopolíticos marcantes, as empresas estão cada vez mais sendo exigidas, para que as mesmas tenham suas operações limpas e transparentes e socialmente responsáveis, dessa maneira diante dessa necessidade as organizações desenvolveram um comportamento voltado para o seu estabelecimento no mundo competitivo que é a responsabilidade social de empresas, a forma de como fazer para se tornarem mais competitivas e fazendo o bem, desenvolvendo estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis valorizando aspectos ligados à cidadania. De certa forma por ser ainda um assunto relativamente novo é assunto de muitas criticas, mas a responsabilidade social é um relacionamento ético e transparente da organização com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais, é um comprometimento permanente para melhoria da qualidade de vida de toda sociedade. Diante desse exposto a responsabilidade social deixa de ser teoria ou um mero conceito nas empresas inteligentes e passa a ser praticada com responsabilidade.

2. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A partir da década de 90, o desenvolvimento da cultura de Responsabilidade Social tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas que pretendem se manter competitivas sem seus respectivos mercados. Muitas, porém tateiam o terreno, míopes, e não encontram o caminho para o que deve ser um legitimo programa de Responsabilidade Social. Abrem-se assim os flancos para as criticas. Há quem se afirme que as empresas nada mais fazem do que expiar-se tardiamente de uma culpa histórica por produzir bens e miséria um só tempo. Teria, portanto chegado o tempo de procurar “corrigir” esse mal por meio de ações sociais, seria uma forma de deportar-se à sociedade nos seguintes termos. Sabemos que durantes muitos anos atrás as empresas foram responsáveis por poluições de rios, devastamentos de florestas, extinção de espécies de animais e vegetais e outras produções negativas ao redor do planeta, mas na realidade em que nos encontramos as empresas estão dispostas a corrigir tudo isso, para alguns críticos trata-se de uma ação meramente de marketing social, sem resultados tangíveis. Mas, os defensores da Responsabilidade Social não concordam com isso, segundo eles, as grandes empresas ajudam de fato a promover o bem-estar social, independentemente da participação dos governos locais, regionais e federias ou emborcam junto com as populações, entram ai, portanto, as ações em prol do meio ambiente, da educação, da saúde, enfim, do resgate da qualidade de vida às pessoas, para que elas continuem e, em alguns casos, até voltem a serem cidadãos e consumidores.

A Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, o despertar nas empresas não tem um histórico cronologicamente definido, há na verdade uma evolução da postura das organizações em face da questão social, provocada por uma série de acontecimentos sócio-políticos determinantes e também, por aquele que foram conseqüência da inovação tecnológica.

Para o empresário Miguel Krigsner, presidente de O Boticário, responsabilidade social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com entorno social em que a empresa esta inserida, se preocupando com a necessidade de geração de lucro, mas colocando o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida, ele ainda enfatiza que a forma de conduzir os negócios é baseada no compromisso continuo com qualidade de vida atual de gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

As empresas devem atentar-se que um dos passos mais importantes para um programa de responsabilidade social é a conscientização dos empreendedores e, principalmente dos acionistas majoritários de que, hoje, no mundo em que vivemos, o consumidor sabe e, essencialmente, valoriza a diferença entre empresas que são socialmente responsáveis e outras que não tem essa preocupação. Sabemos que isso não é fácil ser integralmente ético num mundo em que existem tantas forças, conciliarem a ética nos negócios, garantindo que a empresa caminhe com sustentabilidade, que os parceiros de negócio também invistam numa relação ganha- ganha em que o lucro final é das gerações futuras, principalmente pelo fato dos empresários serem movidos por resultados.

Muitas das vezes a prática de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) esta associada à prática da Filantropia, é comum ver empresários e empresas utilizando o meio de comunicação à participação ou apoio a projetos sociais por meio de doações, enquanto a filantropia tem um caráter assistencialista. A RSE abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais, envolve uma gestão empresarial mais transparente e ética e a inserção de preocupações sociais e ambientais nas decisões e resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com