TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de responsabilidade social

Ensaio: O conceito de responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Ensaio  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são os processos e procedimentos implementados pela empresa que consideram os aspectos socioambientais?

O conceito de responsabilidade social passou a fazer parte do conceito de desenvolvimento sustentável. Mais especificamente dentro da dimensão social, que em conjunto com as dimensões econômica e ambiental. É importante também modificar a percepção relacionada à atuação socioambiental, que deve ser entendida como um componente da melhoria.

Fazer com que o discurso socioambiental mente responsável seja adotado pelas organizações e, dessa forma, torne-se um componente da gestão organizacional parece ser a grande dificuldade das empresas.

O maior desafio às organizações é integrar suas práticas às estratégias socioambientais

O relacionamento com as suas partes interessadas, buscando, com elas, benefícios mútuos faz com que as organizações precisem desenvolver a sua própria capacidade na direção da sustentabilidade.

2. A organização possui uma política ambiental documentada e divulgada?

A política ambiental estabelece um senso geral de orientação para a organização e simultaneamente fixar os princípios de ação pertinentes aos assuntos e à postura empresarial relacionados ao meio ambiente.

Tendo como base a avaliação ambiental inicial ou mesmo uma revisão que permita saber onde e em que estado à organização se encontra em relação às questões ambientais a empresa defini claramente aonde quer chegar. Nesse sentido, a organização discute, define e fixa o seu comprometimento e a respectiva política ambiental.

O objetivo maior é obter um comprometimento e uma política ambiental definida para a organização. Ela não deve simplesmente conter declarações vagas; ela precisa ter um posicionamento definido e forte. Além da política ambiental, empresas também adotam a missão de que em poucas palavras, expõe seus propósitos.

3. A empresa tem seu código de ética disponível e conhecido pelos funcionários?

Uma empresa, para que tenha sucesso em seus empreendimentos, não deve ficar à mercê das boas intenções somente de seus dirigentes, mas também da força humana propulsora deste objetivo: seus funcionários. A empresa se fortalece com a inclusão sócio-cultural de seus funcionários. O oferecimento de cursos de aperfeiçoamento, estímulos das associações de funcionários relativamente a eventos esportivos e culturais fazem com que haja uma valorização maior da empresa, além do alargamento dos horizontes de conhecimento que estas pessoas adquirem com estas oportunidades

4. Na empresa, funciona realmente a CIPA?

A CIPA elabora um plano de trabalho que possibilita a ação preventiva e corretiva visando assim à solução de problemas ligados a segurança, saúde e meio ambiente, também participar da implantação de programas de controle e medidas necessárias para redução de riscos e impactos ambientais na empresa.

Dentro da empresa a CIPA traça metas e objetivos visando qualidade de vida no ambiente de trabalho em conjunto com a empresa, divulga os projetos e programas aos funcionará rios, analisar idéias, dar espaço ao colaborador para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com