TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos sobre Responsabilidade Social

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos sobre Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

2.1 Conceitos sobre Responsabilidade Social

A Comissão das Comunidades Europeias, definiu Responsabilidade Social das Empresas como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas”, ou seja, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Para autores como Elkington (1997), o movimento empresarial de responsabilidade social demonstra a criação de um capitalismo sustentável ou a transformação de “canibais que usam garfos”. Por outro lado, para Shamir (2005) é mais um estratagema das empresas para manter a hegemonia e continuar monopolizando esfera pública, transformando os cidadãos em consumidores submissos.

Independente do conceito o assunto deve ser levado a sério para que se cumpra as obrigações legais, pois o maior investimento é em capital humano seja dentro da empresa ou nas comunidades locais.

Tanto a sociedade quanto a empresa usufrui da prática da responsabilidade social, pois o exercício da responsabilidade social contribui significativamente para o bem-estar da sociedade bem como dos empregados, dando a eles a motivação para exercer sua atuação cidadã.

Segundo Gaspareto Luiz em seu artigo a Filantropia e a Responsabilidade Social da Empresa “Existem pessoas que confundem as atividades ligadas a responsabilidade social da empresa com as suas ações filantrópicas, o que é um erro. Filantropia significa a doação reiterada de bens (dinheiro e outros) a instituições que desenvolvem atividades sociais em benefício de outros, sendo uma das principais fontes de ajuda para aquelas entidades que estão preocupadas com a realização de ações humanitárias, científicas, de caráter religioso e culturais em geral.”

Os verdadeiros objetivos da responsabilidade social no mundo privado são:

• A construção da imagem da empresa como socialmente responsável, na medida em que a credibilidade empresarial passa a ser uma importante vantagem.

• A proteção e o fortalecimento da imagem da marca e sua reputação, agregando valor ao produto.

• A criação de um diferencial em relação aos concorrentes, na medida em que a globalização acelera a equalização dos padrões tecnológicos entre empresas.

• A fidelização de clientes por oferecer algo além das obrigações.

• A adoção de uma visão positiva da empresa.

• A geração de mídia espontânea.

• A obtenção de segurança patrimonial e dos empregados em função de zelo e responsabilidade adquirida pela comunidade.

• O desenvolvimento de clima organizacional favorável com adoção de valores solidários, entre outros.

A Responsabilidade social das empresas, tem que abranger dois parâmetros dimensionais: interno e externo.

2.2 Responsabilidade Social Dimensão Interna

Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais. Respeito pelos seus colaboradores, não recorrer a exploração de mão-de-obra infantil, não exerce práticas discriminatórias e ao contratar mão-de-obra localizada que sejam considerado em desenvolvimento ter zelo pelas condições de vidas desses trabalhadores, com essas medidas a empresa pode ser considerada que leva a sério pratica da responsabilidade social.

Passando a empresa por uma reestruturação seja por ampliação ou implantação de novos projetos ou até mesmo por estarem em dificuldades, as medidas devera ser feitas de forma responsável e social visando a estrutura humana (mão-de-obra), as decisões as mudanças afetaram ambas as partes, sendo assim terá que equilibrar os interesses, protegendo os direitos dos trabalhadores se preciso for criar condições para dar formação profissional suplementar aos mesmo, os processos de adaptação deve ser claro e toda a informação necessária deve ser do conhecimento das partes interessadas.

Dentro da política Responsabilidade Social Dimensão Interna, pode ser aderida as seguintes políticas: Proporcionar e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, através de ações de formação adequadas às competências exigidas para o posto de trabalho; Elaboração de um Código de ética ; Promoção do dia da empresa; Promoção do dia da família; Atribuição de prêmios aos colaboradores por desempenho produtivo, comportamento ambiental, segurança e responsabilidade social; Integração de colaboradores portadores de deficiência; Promoção de práticas de igualdade de oportunidades

2.2 Responsabilidade Social Dimensão Externa

Na sua dimensão externa a responsabilidade social das empresas materializa-se na rede de relações com as comunidades locais, com os clientes e fornecedores, parceiros comerciais e autoridades públicas, os acionistas e investidores, na observância dos direitos humanos consagrados universalmente, bem como, na gestão global do meio ambiente.

Quando as empresas participam das atividades locais ela melhora sua imagem institucional, resultando em boas contratações, lealdade dos colaboradores, ampliam seus contatos com autoridades locais e pessoas com influencia na opinião publica.

Dentro da política Responsabilidade Social Dimensão Externa algumas mediadas poderá se adotada para destacar a empresa na comunidade local e a mesma usufruir dos benefícios:

• Patrocínios e voluntariado em áreas como a educação, cultura e desporto

• Apoio à construção de escolas e hospitais

• Fornecimento de material para escolas, conservação de monumentos e edifícios

• Participação voluntária dos colaboradores em ações de educação e apoio a pessoas idosas ou doentes, durante o horário normal de trabalho.

Balanço social

O Balanço Social da à sociedade a possibilidade de conhecer as ações das empresas nas comunidades onde atuam. Os indicadores laboriais, sociais e do corpo funcional são os conjuntos de informações que evidenciam os gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com