TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Contábil

Dissertações: Ética Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 13

A ÉTICA ENQUANTO ATRIBUTO INDISPENSÁVEL AO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

RESUMO

A ética é fundamental na vida de qualquer ser humano. E toda profissão possui um código de ética que deve ser respeitado pelos profissionais da área. O profissional contabilista desempenha um papel muito importante na sociedade, pois ela confia nele para dispor de informações indispensáveis para a compreensão dos atos e fatos relacionados ao patrimônio. Foi constatado que o profissional de contabilidade precisa exercer uma conduta ética, sem perder sua autonomia para trabalhar, já que sua profissão tem como base a prestação de serviços à sociedade, de natureza econômica e financeira sobre o patrimônio das empresas. Assim este profissional deve ter uma postura ética inquestionável, seguindo sempre o código de ética do contador para exercício legal de sua profissão.

Palavras-chave: Ética Profissional. Profissional Contábil. Código de Ética.

ABSTRACT

Ethics is important in the life of any human being. And every profession has a code of ethics that must be respected by professionals. The professional accountant plays a very important role in society, because she trusts him to provide information essential to understanding the acts and facts related to property. It was noted that the accounting professional must exercise ethical conduct without losing their autonomy to work, since his profession is based on the provision of services to society, economic and financial companies on equity. So this should have a professional ethical unquestionable, always following the code of ethics of the counter to the lawful exercise of their profession.

Keywords: Professional Ethics. Professional Accounting. Code of Ethics.

1- INTRODUÇÃO

A Ética é de fundamental importância para a conduta humana perante o ser e os seus semelhantes, pois ela é a aprovação ou reprovação da ação dos homens representando uma tomada de posição que remete aos interesses sociais e ambientes envolvidos. Toda profissão tem o seu código de ética, que deve ser honrado e respeitado por todos os profissionais da área. Em contabilidade não é diferente tem o CFC (Código de Ética do profissional Contabilista) que deve servir de base para a sua atuação.

Este trabalho teve como objetivo conhecer quais os princípios éticos em vigor no Brasil que devem ser utilizados pelos profissionais de ciências contábeis no exercício de sua função. Bem como analisa se a ética é essencial para a profissão contábil, examina se o código de ética do contador atende as necessidades da profissão e verifica se as atitudes dos profissionais em relação às questões éticas podem ser o seu diferencial no mercado entre o sucesso e o fracasso. A metodologia utilizada valeu-se de revisão bibliográfica em livros, artigos e revistas especificas da área. Também foram consultados o código de ética do profissional contábil, e a legislação vigente.

Meu interesse em investigar sobre a ética enquanto atributo indispensável ao profissional de ciências contábeis surgiu pela vontade de conhecer como funciona o código de ética do contador, e qual a importância do contador para a sociedade. Afinal, o que é ser ético no exercício da profissão contábil? Pois se fala muito em ética profissional, mas muitas vezes não sabemos ao certo o que é ser um profissional ético. Como acadêmica de ciências contábeis é necessário saber até onde um contador está sendo ético e quando ele começa agir fora da lei. E poder transmitir para outros acadêmicos contribuindo assim para a formação de profissionais éticos.

O contador deve manter um comportamento social adequado às exigências que lhe faz a sociedade, defendendo abertamente os princípios e valores éticos aplicáveis a sua profissão, pois a sociedade confia no contabilista para disponibilizar informações de ordem técnica – cientifica, uma vez que ele possui pela sua formação conhecimentos específicos da ciência contábil essenciais para a compreensão dos atos e fatos relacionados ao patrimônio.

2 - ÉTICA PROFISSIONAL

De forma geral a ética pode ser definida como o que é moralmente bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Ela é a aprovação ou reprovação da ação dos homens representando uma tomada de posição que remete aos interesses sociais e ambientes envolvidos. Algumas palavras que podem ser sinônimos de ética são: moral, bom, certo, justo e honesto.

Identifica-se atualmente na sociedade uma crescente preocupação com a falta de valores éticos, sendo esta em grande parte resultado da economia capitalista vigente voltada especificamente para a maximização do lucro. Neste contexto, a ética vista como uma forma de preservar os valores humanos tornou-se necessária, inclusive através da elaboração de códigos de ética atualizados, com deveres, obrigações e punições bem definidos.

Ética profissional é um conjunto de normas pela qual todos os profissionais devem orientar seu comportamento. É de fundamental importância para todas as profissões e também para o ser humano em geral, para que possa viver bem em sociedade. Ela compreende o estudo dos conceitos básicos do direito e do dever, por esse motivo que é criado o código de ética profissional que pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera ser observadas no exercício da profissão, visando o bem estar da sociedade.

Segundo Sá (2004, p.135) é pela profissão que o ser humano se destaca e se realiza plenamente, provando sua capacidade, sabedoria, habilidade e inteligência, comprovando que tem personalidade para vencer os obstáculos decorrentes da profissão. O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de responsabilidade e qualidade. Porque de nada vale ter o conhecimento e aplicá-lo de forma errada, assim como saber ser ético, conhecer os conceitos que devem ser seguidos, mas não ter uma formação técnica na área.

Quando só existe a competência técnica e cientifica e não existe uma conduta ética, a tendência é de que o conceito, no campo do trabalho, possa ficar abalado, principalmente em profissões que lidam com uma responsabilidade muito grande sobre alguém ou algo. Como a contabilidade, por exemplo, que é a prestação de serviços, o fornecimento de informações e avaliações de natureza econômica e financeira sobre o patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com