TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Contábil

Ensaios: Ética Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  8.333 Palavras (34 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 34

RESUMO

O comportamento ético deverá prevalecer independentemente da conduta ser no campo pessoal, familiar, ou em qualquer outra situação. No aspecto profissional não pode ser diferente. Nesta visão quando refere-se à ética profissional, deve ser entendido de forma ampla, passando por todas as atividades de atuação, nas empresas, nas entidades sem fins lucrativos ou quaisquer outros organismos que envolvam o trabalho ou outras ocupações. Embora o ser humano, como regra, tenha uma parcela de egoísmo na busca dos seus interesses, seja de forma individual ou coletiva, através de uma classe profissional ou de toda uma sociedade, ele ignora as chances de sofrer penalidades, entretanto, é preciso que sejam consideradas as normas de condutas, observados os princípios contábeis e éticos. E o comportamento ético, sem dúvida, é o melhor caminho para se conseguir sucesso no âmbito profissional. PALAVRAS-CHAVES: Ética, Profissional contábil, Penalidades.

INTRODUÇÃO

O papel da ética na valorização do profissional contábil estabelece um canal permanente de reflexões no qual o conhecimento produzido seja fruto de um conhecimento da teoria, da experiência vivida, da análise da prática e de propostas construídas cada vez mais coletivamente. Busca-se de alguma forma contribuir com os usuários e profissionais de contabilidade, no sentido de melhor esclarecer as principais dúvidas relacionadas à ética. De uma forma objetiva procurou se mostrar a importância não só para o profissional em contabilidade, mas também as penalidades impostas aos mesmos. A intenção é a de apontar os principais deveres e virtudes necessárias aos profissionais em contabilidade, para que estes façam uma reflexão constante de seu real papel na sociedade brasileira, que é nãosó o de fechar balanço, mas também, procurar conscientizar seus clientes da importância de se seguir os princípios éticos que norteiam a vida social e as profissões. Atualmente ao iniciar a carreira profissional, o contador deverá ter conhecimento e segurança sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, sua importância, o ambiente que desempenha, as dificuldades que afetam o comportamento, os prejuízos que poderá causar se desconhecê-la, para que com isso não venha a cometer infrações ilícitas.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA Há uma necessidade evidente dos contadores conhecerem a importância do código de ética profissional, pois é este o mecanismo que promoverá todo engrandecimento no desempenho de seu trabalho. Tendo em vista da importante ferramenta que é o Código de Ética Profissional, é possível afirmar que o papel da ética na classe, é fundamental para a sobrevivênciado bom contador atualmente, no entanto percebe-se a necessidade de melhor informar o contador da importância da qualificação a da ética profissional, perante as mudanças introduzidas pelo desenvolvimento econômico e as dificuldades que um profissional contábil se depara no desempenhar de suas funções. Com o objetivo de atender os pressupostos mencionados acima o trabalho tem como foco descrever e identificar as normas e sansões, a fim de relatar as vantagens de seguir fielmente ao código.

DELIMITAÇÃO DO TEMA Atualmente pelo desenvolvimento global fica cada vez mais explícita a necessidade de um profissional na área contábil, que venha influenciar nas organizações de forma equilibrada e ética desempenhando um trabalho na qual a sociedadereconheça a perseverança, tenacidade, honradez para não cometer erros que venham denegrir a imagem do contador que é peça fundamental para a sobrevivência das empresas, subsidiando as tomadas de decisões. Diante a abrangência do tema em estudo, a fim de explorá-lo melhor torna-se necessário delimitá-lo. Portanto, o trabalho em estudo, concentra-se em descrever o Papel da Ética na Valorização do Profissional Contábil, apontando suas necessidades, sua importância e suas penalidades.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Diante do trabalho em estudo procura-se responder a seguinte questão: Quais os principais fatores que levam o profissional contábil a infringir o Código de Ética.

OBJETIVOS GERAL Identificar as sanções e penalidades aplicáveis aos contadores quando estes não agem de acordo com o código de ética e civil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Demonstrar a importância de obedecer às normas técnicas bem como as normas legais, buscando fazer com que o peso do Estado não inviabilize a sustentabilidade do negócio do seu empregador. • Enumerar algumas sanções e penalidades previstas no código de ética e aos artigos pertinentes no código civil, em que os contadores estão sujeitos. • Transmitir aos profissionais contábeis os princípios da ética, através de normas que asseguram a competência e a qualidade dos serviços por eles oferecidos.

HIPÓTESES Espera-se ter como resultado a seguinte afirmativa: na maioria dos casos os principais fatores que levam o profissional contábil a infringir o código de ética são a concorrência e as mudanças de economia de mercado.

METODOLOGIA

DA PESQUISA Segundo Andrade (2001, p. 121), “pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos“. Segundo Gil (2002, p. 41) as pesquisas podem ser classificadas em exploratórias, descritivas e explicativas.

As pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a constitui hipóteses. Pode se dizer que estas pesquisas tem como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de instituições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (GIL, 2002, p. 41). A pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo trabalho científico. São finalidades de uma pesquisa exploratória, sobretudo quando bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de um tema de trabalho; definir objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente. Através das pesquisas exploratórias avaliase a possibilidade de desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado assunto (ANDRADE, 2001, p. 124).

Segundo Gil (2002, p. 42) “as pesquisas descritivas são pesquisas que tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de informações entre variáveis”.

Pesquisa descritiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com