TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Culura

Artigo: Ética E Culura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

A visão ética do homem a vida social brasileira vem sendo abalada por uma crise ética, cujas proporções e conseqüências nos deixam perplexos e angustiados, relegando-nos a um verdadeiro desamparo racional, diante do cinismo de uma razão técnica e instrumental que só reconhece a “ética” do consumo e do lucro, condenando-nos ao mais impiedoso individualismo, alheio às necessidades dos outros,principalmente dos mais carentes e infelizes.

Mas todo homem é homem do seu tempo e traz as marcas da cultura em que se insere e da qual recebe as influencias. No mundo da Modernidade, a razão técnica passou não só a determinar seus objetos, ela também se deu a tarefa de determinar seus fins e seus valores. O homem moderno sentia-se mais orgulhoso por causa desta auto-determinação ética, do que propriamente em dominar o mundo. Transformador do mundo, ele queria ser também o criador de si mesmo, dos seus fins e dos seus valores.

Um comércio fraudulento, no qual os consumidores são enganados em relação aos bens que lhes são oferecidos. Suscita-se pelos meios de comunicação e pelo poder de sedução da mídia, cujo fascínio torna-se irresistível, o desejo de comprar cada vez mais. No entanto, o objetivo da ideologia consumista é que este desejo nunca seja satisfeito. Criando necessidades e suscitando desejos que não devem ser satisfeitos, a indústria cultural organiza-se para que o homem consumidor compreenda que nada mais é do que um simples consumidor e, enquanto tal, igualmente manipulado e dirigido pela indústria cultural.

E como não poderia deixar de ser, daí seguiu-se uma desestabilização da vida social.

Escassez de reservas naturais, poluição do meio ambiente, destruição e desmatamento criminosos de nossas florestas nativas, efeito estufa, buraco na camada de ozônio que ameaça tornar insuportável a vida sobre a terra, mudanças climáticas surpreendentes nas diversas partes do globo, desemprego generalizado, interesses individuais colocados acima do Bem Comum, interesses partidários ostensivamente postos acima do bem do país, o que põe em risco a sua governabilidade, e assim por diante. Não é preciso ser profeta para ver que a atual sociedade, transformada pela razão técnica, está ameaçada de destruição. A razão quando se coloca a serviço do poder arbitrário da tirania e da mentira. A serviço da mentira, ela não se cansa de fabricar racionaliza çõespara justificar o injustificável e a serviço do poder.

Como diz Cartela no programa quero,devo,posso foi substituido por Eu quero,Eu faço e Eu posso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com