TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Política

Artigos Científicos: Ética E Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Ética, política e administração: entre a democracia e a eficiência

A gestão e a política são conceituadas como esferas distintas sendo que, a primeira trataria de administrar a máquina estatal e a segunda seria responsável por dirigir a cidade no âmbito político, elaborando as agendas de políticas públicas. Na esfera política a figura do prefeito é central, na da gestão, o administrador de cidades gerencia.

A democracia na Grécia Antiga apresentava notável contradição ao significado da palavra, visto que aparta uma parcela considerável da população do poder de decisão. O funcionamento do polis era direcionada pelos poucos "cidadãos virtuosos", isto é, os que seriam capazes de conceder o bom desenvolvimento da cidade. Este fato desmitifica a noção de que a democracia grega seria uma referência para a contemporaneidade.

O contratualista Thomas Hobbes define a ascensão do Estado como consequência de um acordo civil visando preservar a segurança do indivíduo, visto que, no chamado estado de natureza a liberdade humana era irrestrita resultando em dissenções e demasiada desordem. Assim, fez-se necessário que o cidadão cedesse parcialmente sua liberdade e a trasmitisse a um Estado responsável pela organização, além de regularizar a sociedade.

Para Nicolau Maquiavel para que o Príncipe se mantivesse no poder, poderiam ser necessário que este recorre-se à alguns meios considerados anti-éticos e, tais ações poderiam justificar os fins, ou seja, utilizar-se de métodos que transgridem a esfera da ética era plausível desde que objetivassem a manutenção o governante no poder.

Retomando a questão da administração, o bom gerente na contemporaneidade consiste no gestor que apresenta dinamismo, que além de detectar os problemas, elabore suas resoluções e que valoriza e incentiva o trabalho em equipe. Ainda são necessários competitividade, empreendedorismo e submissão às normas de funcionamento da empresa, além da capacidade de compreender e relacionar-se com pessoas.

As organizações possuem códigos de conduta que, embora rígidos, são submetidos à relatividade. Assim, a greve branca trata-se de uma manifestação dos integrantes de uma determinada empresa que compactuam entre si o cumprimento rigoroso das regras estabelecidas, pois as organizações tendem a tornar tais normas relativas, prejudicando os funcionários.

Segundo Max Weber o pessoa pode ser direcionada por dois tipos de ética: a ética das convicções pode ser conceituada como o apego a determinados valores e o conservadorismo que podem direcionar o indivíduo. Tais convicções e normas são aderidas a partir da história pessoal e contexto cultural nos quais a pessoa se encontra. Porém, apluralidade de visões, valores e conceitos dentro de uma organização carece de um um pensamento ético responsável, visto que, o apego a normas invidividuais torna-se contradição no âmbito da ação social. Portanto, a ética das responsabilidades consiste naquela que guiará os agentes sociais a pensar de modo a promover a autonomia das pessoas.

A conciliação entre o sistema capitalista de produção e ética torna-se possível a partir da existência do equilíbrio entra a busca pelo crescimento dos lucros e o respeito a comunidade na qual o capitalismo está instalado. O respeito ao local, tanto no âmbito social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com