TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nas Organizações

Artigos Científicos: Ética Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. Introdução

2. A ética profissional no filme “ Amor sem Escalas “.

2.1. Sinopse do filme.

2.2. Análise de cinco situações envolvendo a ética profissional em administração.

3. Conclusão.

4. Referências Bibliográficas

1. Introdução

Muito se tem discutido sobre o tema ética na vida das pessoas. Desde a Grécia antiga já se analisava as relações humanas e a sua vida em sociedade. Para nós ocidentais foi Aristóteles que nos trouxe a base da reflexão ética. Naquela época ele já defendia que o comportamento ético adequado estava diretamente relacionado ao aperfeiçoamento do ser humano.

No dicionário ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Podemos dizer que é um conjunto de valores e princípios morais que envolvem as atitudes da humanidade dentro da sociedade. É um tema muito discutido por vários pensadores pois serve para que haja um equilíbrio social, onde pessoas honestas levem vantagem.

A estudo da ética vem de a.C. onde Sócrates, Platão e Aristóteles já analisavam a vida das pessoas e o meio onde elas estavam inseridos.

Com o passar dos anos outros estudiosos contribuíram com seus estudos para uma melhor definição de ética :

 Álvaro Valls ( 2000 ) traz uma definição mais abrangente de ética onde é classificada como hábitos e comportamentos que são aceitos dependendo dos costumes do lugar onde se vive.

 Singer (2002) defende que a ética é fundamentada a partir de um ponto de vista universal que não necessariamente seja particular.

 Andrew J. Dubrin ( 2003 ) define ética como as escolhas morais que uma pessoa faz e o que ela deveria fazer.

Alguns filósofos tem defendido a idéia de que as vontades e desejos dos seres humanos podem ser comparados a um barco a deriva que se encontra perdido no mar, sem rumo e sem direção. A ética para nós, seres humanos é como uma bússola que nos traz uma direção não deixando que nos desviemos do caminho do bem.

Um outro assunto muito discutido ao longo dos tempos e que veio ganhando cada vez mais espaço é a ética na administração. Esse tópico já figura entre um dos principais pontos que levam uma empresa ao sucesso e o grande desafio dentro de uma organização consiste em extinguir atitudes que beneficiem interesses de apenas algumas pessoas que muitas vezes se classificam como egoístas.

A ética na administração faz parte do cenário organizacional da atualidade. Hoje é muito grande a preocupação com o código de ética das organizações. A maioria das empresas conseguiu entender o quanto ela é essencial para o desenvolvimento do seu negócio e nesse contexto não basta ter bons produtos, entregas rápidas, se não tiver ética nas relações com os fornecedores e consumidores pois hoje ela e tão importante quanto qualquer outro desses pontos numa relação comercial.

No mundo empresarial atual só sobrevive a empresa que tem princípios éticos bem sólidos, baseados em uma conduta correta diante de seus funcionários, clientes e fornecedores. Engana-se aquele que acha que a lei da vantagem impera ainda no mundo dos negócios.

As empresas que prezam pela moral e ética dentro de suas organizações com certeza levarão vantagem diante das demais. Com a globalização e a facilidade de informação a maioria das empresas utilizam dessas tecnologias para pesquisar métodos e treinamentos para que suas equipes possam entender que uma conduta correta em sua vida profissional trará cada vez mais benefícios para sua vida pessoal e com certeza afetará o seu dia-a-dia.

Por isso a ética está inserido no contexto organizacional das empresas competitivas e que se preocupam com o futuro.

Devemos nos atentar que as organizações não se fazem somente por méritos individuais, mas por um conjunto de pessoas que unidas que buscam um objetivo comum e o seu sucesso se dá pela união dessas pessoas que se sentem satisfeitos em fazerem parte dela.

A ética se imporá naturalmente, quando compreendermos que ela é indispensável à sobrevivência da sociedade.

Valter da Rosa Borges

2. A ética profissional no filme “ Amor sem Escalas “.

2.1. Sinopse do filme.

O filme traz uma reflexão sobre a nossa vida profissional e de onde queremos estar no futuro. Nele o personagem de George Clooney ( Ryan Binghan) tem um emprego que retrata muito a realidade de muitos executivos na atualidade, onde as empresas estão voltadas a atingir os números traçados para o ano e acabam levando seus colaboradores a serem tratados da mesma forma, como números.

No filme ele é contratado por grandes empresários para exercer o cargo de gestor para demissão funcionários já que esses empresários não querem ter o desprazer de tal função. Por esse motivo esse serviço é terceirizado com a contratação da empresa Ryan e por esse motivo ele passa a vida em aeroportos e hotéis em função da sua vida profissional.

No contexto do filme ele não consegue ter a sua casa, sua esposa e tudo o que é normal de um ser humano. Sua vida se torna superficial de forma que a única pessoa que ele encontrou para se relacionar intimamente leva a mesma vida que ele viajando, e por esse motivo seus encontros ocorrem somente quando as agendas permitem. Dentre vários objetivos de sua vida, o maior é adquirir milhas de viagens para conseguir uma façanha que poucas pessoas no mundo conseguiram , atingir dez milhões de milhas.

Com tudo isso ele acaba se tornando uma pessoa centrada somente em seus objetivos e se relaciona com as pessoas de seu meio somente no momento da demissão e logo após vai embora.

No decorrer do filme ele se torna uma pessoa tão obcecada em sua vida profissional que nem percebe que se tornou uma pessoa só. Seu ego não o permite entender que não deveria jogar todas as suas fichas somente na vida setor profissional , até porque nesse contexto seu estilo de vida ele é ameaçado pela Natalie Keener, executiva recém formada e que começará a fazer parte do quadro da empresa. Para iniciar seu trabalho ela faz a sugestão de mudança de método das demissões que passariam a ser online. Com isso traz um benefício muito grande para o grupo que é o corte dos gastos com as viagens e hospedagens trazendo dessa forma uma grande economia para a empresa. Isso já começa a trazer problemas com os outros executivos e Ryan é definitivamente contra. Mas a empresa está irredutível e ele apesar de sua postura contrária terá que leva-la consigo nas viagens para que ela se intere de todo o processo.

Ele tenta passar pra ela toda a sua experiência profissional e convencê-la de que sua proposta poderá levar muitas pessoas a um sofrimento maior até que a própria demissão.

Natalie é irredutível e continua em busca de sua meta não se importando com a opinião dos outros, mesmo que mais experientes. Nessa caminhada ela começa a se deparar com pessoas de todo o tipo e com seus sofrimentos e á partir daí ela começa uma reflexão dos seus propósitos.

A implantação de sua idéia culmina com o suicídio de uma funcionária o que a deixa muito abalada. Algum tempo depois ela recebe uma mensagem de SMS de seu noivo terminando o relacionamento e somente aí ela se colocou no lugar das pessoas que ela demitia. Sentiu na pele como é receber uma notícia por um meio eletrônico e decidiu pedir a sua demissão não suportando mais aquela pressão.

2.2. Análise de cinco situações envolvendo a ética profissional em administração.

Destacaremos agora alguns pontos que dentro do filme ficam evidentes as questões de ética:

 Maneira como os funcionários eram demitidos pela empresa

Os grandes executivos que queriam ficar livres da tarefa de demitir seus funcionários contrataram uma empresa terceirizada somente para executar essa tarefa. Nesse caso ela não dá valor à quanto cada funcionário fez durante o tempo que trabalhou na mesma. Seria muito mais fácil utilizar o Ryan para isso pois ele não tinha vínculo com esses funcionários, porém a empresa não estava sendo ética com seus colaboradores que dedicaram parte de suas vidas à mesma.

 Falta de tempo para a Família

Ryan era tão centrado em sua profissão eu não tinha tempo para a família. Viajava muito e não tinha tempo pra nada e nem pra ninguém. Ele não conseguia ter um relacionamento em função de sua correria. Num dado momento ele encontrou com uma pessoa ( Alex ) que tinha o mesmo estilo de vida dele, vivia em aeroportos. Nesse contexto ele começa a sair com ela e quando está envolvido, resolve ir procurá-la em sua casa para enfim tentar construir uma família. Nesse tempo ele descobre que ela é casada e tem uma família e que fazia mantinha esses encontros para preencher o tempo que fica longe de casa. A falta de ética dela com ele e principalmente com a família ficou bastante nítida pois não estava respeitando a confiança das pessoas que a amavam.

 Busca por objetivo para atender um capricho próprio

A busca por atingir a tão sonhada marca de 10 milhões de milhas e ter direito a um cartão personalizado, seu nome estampado em uma aeronave, façanha essa que somente 7 pessoas no mundo tinham obtido o fez se tornar uma pessoa fria e sem sentimentos. A busca desse hobby o fez ir cada vez mais em busca dessas viagens sem se lembrar qual era o verdadeiro objetivo e principalmente sem se lembrar que muitas pessoas poderiam passar dificuldades ou até ficar doentes após a sua missão de demiti-las.

Muitas pessoas em busca de seus objetivos se esquecem de olha para as pessoas que estão ao seu redor e quando chegam ao final perdem totalmente o sentido da vida.

 Contratação da Executiva recém formada

Quando entra em cena Natalie Keener uma executiva recém formada contratada pela empresa e que traz consigo uma idéia que agrada aos executivos, Ryan pela primeira vez se vê numa situação delicada. A idéia da nova contratada seria fazer as demissões por teleconferência de modo que a empresa não tivesse que deslocar seus agentes de demissões e dessa forma trazer uma grande economia para a empresa com a extinção das inúmeras viagens. Imediatamente Ryan é contra e se reúne com os diretores para discutir sobre o assunto, mas podemos notar que ele fica preocupado somente consigo e não com as pessoas que serão demitidas. Sua falta de ética é pensar que com o fim das viagens ele não poderia mais encontrar com a pessoa com quem estava envolvido, não poderia atingir sua meta de atingir as 10 milhões de milhas, ou seja, só pensou em si mesmo e por esse motivo a ética deixou de existir em seus atos.

 Demissões por teleconferência

A maneira como eram feitas as demissões da empresa através de Ryan já era impactante, o que dizer então da nova idéia de demissões por vídeo conferência? Ao tentar adotar esse sistema a empresa só pensou em dinheiro e em nenhum momento parou para se colocar no lugar das pessoas do outro lado da linha. Para Natalie, sua idéia era brilhante e foi aceita imediatamente pelos diretores, mas as pessoas eram prejudicadas. Quando se toma uma decisão dentro de uma organização tem que se pensar primeiramente no contexto organizacional. Apesar da economia que traria para a empresa, como ficariam as pessoas que dela foram desligadas, ou pior, qual a imagem dessa empresa diante da sociedade?

A falta de ética dessa situação é gritante pois ela só pensou em trazer algo para a empresa sem se importar com a estabilidade emocional dos funcionários.

No ato de sua idéia ela não parou par pensar nos pró e contras da sugestão, só começou a verificá-los após o início de suas viagens com Ryan que tinha o objetivo dela conhecer na prática o trabalho que ele desenvolvia.

Após ela conhecer pessoalmente o sofrimento dessas pessoas, começou imediatamente a mudar de idéia. Quando sua idéia foi colocado em prática e ela ouviu numa dessas demissões que a pessoa tinha ameaçado de se matar, e alguns dias depois veio a constatação de que realmente isso tinha ocorrido, ela começou a ter a certeza de que aquilo não funcionava.

A gota d’água foi quando seu noivo, cansado dessa nova vida, acabou terminando o relacionamento via SMS. Isso a fez se colocar no lugar das pessoas e entender o quanto a sua idéia era prejudicial, afinal ser demitido por meio eletrônico realmente não era uma boa idéia.

Depois desse episódio ela se demitiu da empresa pois conseguiu entender o quão importante é um ser humano se colocar no lugar do outro para depois tirar as sua conclusões.

3. Conclusão.

Esse filme retrata a realidade de muitas empresas hoje em dia principalmente as multinacionais que tem milhares de funcionários em seu quadro e quando existe algum corte simplesmente comunica a demissão sem se importar o quanto essa pessoa contribuiu para o desenvolvimento do grupo.

A ética inclui em seus preceitos a obrigatoriedade de entender que cada ser humano deve ter consciência e responder por seus atos, ou seja, tudo que fazemos na vida tem uma conseqüência positiva ou negativa e por esse motivo devemos agir sempre com responsabilidade.

Por isso nunca devemos agir de acordo com a conveniência do momento porque podemos estar cometendo erros gravíssimos e muitas vezes irreversíveis para nós mesmos e também para os outros.

Nas relações empresariais nada é definitivamente seguro, por isso devemos fazer uma análise minuciosa de todos os passos que damos no decorrer de nossa vida profissional pois cada um deles fará a construção da nossa estrada e cabe somente a nós mesmos decidir por onde trilhar essa história.

Por isso a ética deve estar presente em nosso cotidiano dentro dos limites que cada um se impõe na busca pela ambição. Nunca devemos nos deixar levar por ela porque nessa busca por atingi-la poderemos cometer erros e fazer coisas que nossa índole não permite. Ponderar antes de agir é o remédio para se escolher o melhor caminho diante das dificuldades.

Todos devemos ter consciência de que cada semente plantada hoje será o resultado do que iremos colher futuramente.

Deixo aqui uma frase para reflexão:

“ A ética se imporá naturalmente, quando compreendermos que ela é indispensável à sobrevivência da sociedade.”

Valter da Rosa Borges

4. Referências Bibliográficas

Livros:

DRUCKER, P.F. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1974

EVALDO ALVES D’ASSUNPÇÃO, “Comportar-se fazendo bioética para quem se interessa pela ética” de Petrópolis, RJ: Vozes, 1998

GOUVÊA, R.Q. Ética e Cidadania – A busca humana por valores solidários. Um

Olhar sobre Ética e Cidadania – Coleção Reflexão Acadêmica, São Paulo, p. 9-

29, Editora Mackenzie, 2002.

PASSOS, E. – Ética nas Organizações. São Paulo, Editora Atlas, 2004.

ROSINI, A.M. Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do

Conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SROUR, R. Ética Empresarial – A Gestão da Reputação. Rio de Janeiro: Campus,

2003.

VASQUEZ, A. – Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

Sites:

Ética na administração dos negócios. Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/etica-na-administracao-e-nos-negocios/45427/> Ultimo acesso em 25 Maio 2013.

Ética e desempenho social nas organizações. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300006> Ultimo acesso 28 maio de 2013.

Ética Empresarial. Disponível em < http://www.estudantesdeadm.com/news/etica-empresarial/ > Ultimo acesso em 01 Junho de 2013.

O que é ética. Disponível em < http://www.brasilescola.com/sociologia/o-que-etica.htm > Ultimo acesso em 05 junho 2013.

Ética: a área da filosofia que estuda o comportamento humano. Disponível em < http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/etica-a-area-da-filosofia-que-estuda-o-comportamento-humano.htm> Ultimo acesso em 10 junho 2013.

...

Baixar como  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »