TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nas Relações Humanas

Trabalho Escolar: Ética Nas Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 8

1- INTRODUÇÃO

Podemos definir ética como um conjunto de valores e princípios que o indivíduo traz de sua formação familiar e de experiências em seu ambiente social. Reflete o comportamento do ser humano que é conduzido pela base nesses valores.

A ética busca entender de que maneira as pessoas podem viver melhor em sociedade, ter um pensamento ético é estar sempre avaliando se as nossas ações estão certas ou erradas é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, de forma que não prejudique os outros.

Ética profissional é o conjunto de valores e atitudes positivas aplicadas no ambiente de trabalho. Quando se trata da ética empresarial devem-se levar em consideração os valores da organização. A ética no ambiente de trabalho é de essencial importância para o bom desenvolvimento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os colaboradores.

Ter ética profissional é executar todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho e pela sociedade.

Ser ético nas atividades realizadas no trabalho pode ser um fator determinante para o sucesso profissional, pois uma atitude desonesta pode ser um caminho sem volta para os profissionais e para as empresas. A ética é de extrema importância que as empresas estão criando códigos de ética que transmitem a visão da empresa sob como agir de maneira ética para atingir os objetivos, ela é fundamental para a integração de equipes e para estimular o comprometimento dos funcionários. O Código de Ética precisa ser claro e objetivo, ser seguido como exemplo principalmente pelos altos cargos da empresa. Deixar claro quais são os princípios e valores da organização com os funcionários entre si, e também diante do público externo.

Nos dias atuais, a ética empresarial é colocada como uma meta indispensável a ser alcançada no mundo corporativo. A cultura ética nas empresas é tratada com importância igual ou superior aos próprios resultados, excelência, à inovação e ao sucesso financeiro.

Atualmente, a missão e os valores nas empresas, compondo os princípios éticos pelos quais as companhias devem se pautar, tornaram-se fundamentais para nortear as metas e a postura de seus empregados, deixando clara a vocação das empresas de respeitar e beneficiar todos os públicos de interesse.

Nas organizações, a grande disputa pelo espaço no mercado coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando posições de destaque dentro e fora das empresas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc.

Agir de forma pró-ativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador. O administrador, dentro e fora das organizações deve ter perseverança e lutar pelo seu futuro e de sua família, fazendo sua parte enquanto cidadão, para que tenhamos um mundo melhor, mais justo, onde todos tenham oportunidades.

O mercado está precisando de bons profissionais em todas as áreas, e somente conhecimento e aprendizado não bastam, é preciso acima de tudo, caráter, solidariedade e respeito.

Algumas vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho são o maior nível de produção na empresa; favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável; aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Alguns exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho são a educação e respeito entre os funcionários; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa; respeito à hierarquia dentro da empresa; busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor; realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho; respeito às regras e normas da empresa.

Ser ético nos dias de hoje é um fator determinante para o sucesso profissional.

2- A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1- SINOPSE DO FILME

“Amor sem escalas”, conta a história de Ryan Bingham, interpretado por George Clooney. O trabalho de Ryan tem como principal objetivo despedir pessoas. Ele tem viajado mais do que nunca para fazer seu trabalho por causa da crise econômica nos Estados Unidos. Ryan tem como maior ambição acumular dez milhões de milhas aéreas, um feito para pouquíssimos homens, orgulha-se muito de seus cartões VIPs de hotéis e locadoras de automóveis e está feliz por viajar como nunca, pois não suporta ficar em casa, um pequeno apartamento destituído de qualquer sinal de vida habitante. De vez em quando dá palestras sobre seu programa da mochila vazia. Ryan está feliz, e o fortuito encontro com Alex interpretado por Vera Formiga em algum terminal perdido pelos EUA apenas vem acrescentar mais interesse nessa rotina de viagens, alguém que se parece muito com ele, basta que as agendas combinem.

Como todo negócio que vai bem, a empresa na qual Ryan trabalha decide adotar uma racionalização do sistema, proposta da jovem Natalie-Anna Kendrick, onde não mais haverá viagens, tudo deverá ser feito por videoconferência. Ryan, obviamente, vê ameaçado o seu posto de viajante profissional, sentindo-se futuramente condenado a ficar em casa na maior parte do tempo. Revolta-se e consegue fazer o chefe aceitar que ele leve a jovem em suas viagens para provar que o negócio de despedir pessoas tem que ser feito pessoalmente, sob pena de desumanizar o processo.

O fim de semana do casamento de sua irmã e a companhia de Alex no evento desperta em Ryan uma súbita vontade de compartilhar, de viver em sociedade e pela primeira vez vê a possibilidade de construir um lar e ter uma vida de verdade, porém quando ele toma a decisão de ir atrás dela, descobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com