TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Gestão em logística

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN - Unidade ABC

 NOME

Ismael Pereira Gomes

 RA

1299109678

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Gestão em logística

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN - Unidade ABC

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (TUTORA PRISCILA DE LOUREIRO COELHO).

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

1. INTRODUÇÃO

A escravidão tem existido desde os tempos antigos até as atualidades de hoje em dia, pois muitas pessoas acham que a escravidão acabou ou não querem enxergar a verdadeira realidade, essas pessoas não escolhem e não optam por serem escravos(a) são as necessidades. Essas pessoas são induzidas por uma proposta de emprego e de melhoria de vida, esses trabalhadores são convencidos a abandonar suas cidades de origens para suprir seus interesses  e aceitam propostas feitas por pessoas de má índole com a concepção de que irão mudar de vida mas o intuito desses aliciadores é a escravidão o trabalho excessivo com salários inferiores,  insuficiente para suas necessidades. O trafico de pessoas e o comercio sexual também é uma forma de escravidão contemporânea.

2. TRABALHO ESCRAVO NO SECULO XXI: AGENTES CAUSADORES

A escravidão hoje se dá a necessidade das pessoas para o seu sustento, pois o trabalho é o meio em que as pessoas conseguem alcançar sua dignidade, se mostrando útil para si mesmo e para a sociedade em que vive. O trabalho, assim, é um instrumento eficaz que vai garantir seu sustento, direitos de alimentação, educação, proteção, lazer entre outros.

Mas as pessoas que não conseguem o trabalho principalmente em regiões mais pobres são enganadas por mentirosos que iludem essas pessoas com boas intenções a abandonar suas cidades de origens oferecendo trabalho, porém esses trabalhos muitas das vezes são trabalhos escravos em que pessoas são obrigadas a exercer funções pesadas com salários inferiores, exemplo da chinesa de 23 anos que estava vivendo uma situação semelhante a escravidão no noroeste paulista. Muitas das vezes também, pessoas que acabam imigrando para outros países na intenção de melhorar de vida e acabam se deparando com situações divergentes que levam a serem escravas de aliciadores que não tem ética e acaba explorando essas pessoas, até mesmo mulheres que são enganadas e levadas para prostituição, não tendo outra opção em garantir o sustento aceitam condições de trabalho precárias como escravas.

“Processo de exploração violento de seres humanos cativos por dívidas contraídas pela necessidade de sobrevivência, e forçados a trabalhar porque não têm opção. Recrutados em bolsões de miséria, são levados para locais de difícil acesso, sem possibilidade de fuga, às vezes vigiados por homens armados, atraídos através de falsas promessas.” (Jorge Antônio Ramos Vieira) 

3. ESCRAVIDÃO E ÉTICA

Ética pode ser definida como um conjunto de valores e princípios que possibilita o ser humano distinguir o que é certo ou errado, já a escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos sobre o outro designado por escravo, onde se mantia a autoridade por meio de força.

Essas duas vertentes estão muitos distantes, pois ambas tem caracteristicas diferentes, a escravidão hoje é um problema em que afeta a vida das pessoas que estão procurando uma vida melhor, a escravidão se da por pessoas que exerce uma atividade contra a sua vontade sob ameaça, violencia e causando até a morte, a escravidão hoje se dá muito as condições precarias das pessoas, não vendo opção de trabalho aceitam de aliciadores propostas de trabalho que aparentimente é uma boa oportunidade, mas acabam sendo escravisados(a) por esses charlatões, a escravidão também pode se dar a tráfico de mulheres para prostituição, principalmente em regiões mais pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (325.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com