TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e direitos humanos

Resenha: Ética e direitos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  373 Visualizações

Disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho

Profª Denise G. Coelho

Ética e Direitos Humanos

Direito é um fenômeno complexo. É comum existir a confusão com lei - que é uma de suas expressões (direito positivo). O Direito positivo é um aparelho do Estado, não tutela o bem de todos.

Os outros direitos surgem pelas lutas, reivindicações e pressões dos que se organizam para ter seus direitos consignados. O Direito está presente no cotidiano.

Com relação ao conceito de "humano", sabe-se que não é um conceito unívoco. Conforme o tempo, o espaço e a cultura, irá variar o entendimento que os seres humanos têm de si e da coletividade.

Portanto, o significado de direitos humanos no século XVIII, na Europa, obviamente, não é o mesmo do século XXI, no Brasil.

Mudanças históricas - novos problemas e novos entendimentos que propiciam um outro referencial para os direitos humanos.

Nossas ações cotidianas, mesmo sem percebermos, são orientadas por regras implícitas, normas, referências, valores e princípios.

A reflexão sobre o comportamento ético, parte deste contexto de vida - individual e coletivo - questionando princípios, valores, regras, etc., implícitos em nossas ações, bem como o reflexo destas ações sobre o mundo e nossos semelhantes.

Portanto, a ética julga as relações humanas, conforme seu contexto histórico.

O tema direitos humanos, traz implícito o respeito ao nosso semelhante. Portanto, tudo o que viola a consecução normal da vida - sua liberdade, igualdade, etc. - transgride os direitos fundamentais. Tais como: ser

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com