TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рrocesso de aculturação

Seminário: Рrocesso de aculturação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 02 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente na aula 03 e 4

Na aula 03 buscamos compreender como se dá o processo de aculturação que de certa forma assegura o processo de produção e de reprodução da sociedade. Para isso foram apresentados algumas informações e conceitos de ideologia e como esta se aplica às mais diversas relações sociais. Com isso tornou-se possível perceber como se dá a construção do sujeito na sociedade moderna.

Vimos que quando duas ou mais culturas em contato se fundem através da aculturação, uma das culturas envolvidas nesse processo termina por prevalecer sobre a outra. Isto, contudo, não significa que a cultura do dominador prevaleça em todos os aspectos da vida social.

Um exemplo bastante concreto na realidade atual é o que fazem as grandes organizações que ultrapassam as fronteiras geográficas e se fazem presentes em diversos ambientes, carregando consigo uma matriz sócio-cultural que foi gerada em seus países de origem. Em outras palavras, a McDonald’s exporta um sistema de organização e uma forma de vida junto com o seu “Big Mac”, que representa parte do jeito americano de viver e que se espalha em realidades culturais diversas, como as do Brasil, Japão, Tailândia, e mais outros 50 países, num total de mais de 10.000 lojas, promovendo transformações na cultura preexistente.

1. Leia os artigos 170 e seguintes da Constituição Brasileira que se referem à “organização do trabalho e do trabalhador” e responda:

• Como você entende os preceitos constitucionais do Título VII – “Da Ordem Econômica e Financeira” sobre os Princípios Gerais da Atividade Econômica?

• Qual é o cerne em torno do qual gira toda questão da organização econômica que a Constituição Federal propõe?

• Tendo como ponto de partida os preceitos constitucionais e os conteúdos destas aulas, analise e interprete o que estes Princípios da Constituição Federal asseguram a todos no que se refere à Dignidade, valorização do trabalho humano?

• Considerando o que você leu nos artigos da Constituição brasileira, quais são alguns dos grandes desafios que a sociedade brasileira precisa vencer no que se refere aos trabalhadores, à produção, circulação e distribuição de bens gerada pela tecnologização?

Segundo este princípio da ordem econômica, a Constituição da República responsabiliza também aos atores da atividade econômica por um dos desígnios do próprio Estado, qual seja, a redução das desigualdades sociais e regionais no País.

Nesse sentido, os atores econômicos têm o dever, conforme as atividades por eles desenvolvidas, buscar combater as desigualdades, especialmente quando o Estado designou e orientou tal ação.

1. O que significa o termo Revolução Industrial? Quais foram seus principais desdobramentos e impactos no campo tecnológico, econômico, social e cultural?

Textos de até 25 linhas

A Revolução Industrial foi a mais radical transformação já registrada na vida humana. Iniciando na Inglaterra na metade do século XVIII, este processo de mudança do processo produtivo teve desdobramentos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com